Prefeitura do Rio forma mais de 200 mulheres em cursos de inglês, espanhol e programação web

Publicado em 14/02/2023 - 18:12 | Atualizado em 27/02/2023 - 14:58

A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher formou mais de 200 alunas em cursos de idiomas e de programação web. As cerimônias fazem parte do Programa Mulheres do Rio, criado para oferecer capacitação e viabilizar o ingresso no mercado de trabalho ou o retorno a uma atividade profissional.

Foram 140 alunas do curso Mulheres Bilíngues, que aprenderam Inglês e Espanhol. Já no curso de programação web, o Mulheres. Tech, mais 60 participantes foram capacitadas. As aulas dos dois cursos ocorreram no fim de 2022.

De acordo com a Secretária da Mulher, Joyce Trindade, a secretaria trabalha para que esse público tenha oportunidades em qualquer área do mercado de trabalho:

– Uma mulher pobre de periferia ser uma programadora web ou uma mulher bilíngue? Onde disseram que vocês podem? E a gente (Secretaria da Mulher) está dizendo porque sabemos que mulher pode sim estar e ser o que quiser.

O evento foi na Cidade das Artes nesta segunda-feira (13/02) e contou com a participação da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, que ressaltou a importância da educação e do conhecimento para o futuro das mulheres:

– Onde quer que vocês forem, sempre vão levar o conhecimento de vocês. A base de vocês. E conhecimento ninguém tira. Que vocês valorizem sempre cada percalço que passarem, porque só a gente sabe o que passa para conseguir chegar até aqui.

O Mulheres Bilíngues foi uma parceria com a ONG e escola de idiomas Abraço Cultural. O Senac RJ foi parceiro na elaboração e execução do curso Mulheres. Tech.

O evento também contou com a presença do diretor regional do Senac RJ, Sergio Ribeiro; da representante do Abraço Cultural, Carolina Vieira; da cônsul dos Estados Unidos, Jaqueline Ward; da Embaixadora do Global Women in Tech, Lindalia Rodrigues, e da Secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

• 14 de fevereiro de 2023