Publicado em 17/11/2022 - 16:01 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Atletas das Vilas Olímpicas do Mato Alto e Vila Kennedy conquistam dez medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê
Os alunos da Vila Olímpica de Vila Kennedy conquistaram quatro medalhas - Divulgação

Os atletas da Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino, mais conhecida como Vila Olímpica do Mato Alto, e da Vila Olímpica Jornalista Ary de Carvalho, em Vila Kennedy, conquistaram dez medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê. A competição, realizada pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), ocorreu entre os dias 7 e 12 de novembro, no Ibirapuera, em São Paulo. O resultado ajudou o Rio de Janeiro a ser quarto colocado no ranking geral por estados, com 13 ouros, 10 pratas e 17 bronzes.

– Ver os atletas das nossas Vilas Olímpicas alcançando conquistas tão importantes em competições nacionais é muito gratificante. Isso reforça ainda mais o quanto o investimento feito no esporte vale a pena – afirmou o secretário municipal de Esportes, Francisco Bandeira.

Da Vila Olímpica de Vila Kennedy foram quatro medalhas conquistadas. João Pedro dos Santos foi campeão junto com a equipe júnior, e Derik Barbosa foi medalha de bronze na categoria sênior individual e bronze com a equipe sub-21. Quem também subiu ao pódio foi o professor voluntário Adam Ramos, que atua há 5 anos na Vila Olímpica.

Após sofrer uma lesão grave em dezembro do ano passado, o professor não esperava retornar às competições tão cedo, mas conseguiu ter uma recuperação rápida, voltou a lutar há 5 meses e conquistou a prata no Campeonato Brasileiro. Ele contou que foi um período difícil, mas mesmo operado seguiu dando aulas e incentivando os alunos nas competições.

– Sempre acreditei e botei fé nos meus alunos. Eles treinam comigo desde a faixa branca, quando eram criancinhas e é muito legal acompanhar a evolução deles. O João Pedro, por exemplo, conseguiu vaga para a seleção brasileira de base após o resultado na fase classificatória em Uberlândia – disse Adam Ramos.

Dos sete atletas da Vila Olímpica do Mato Alto que participaram do campeonato, seis conquistaram medalhas. Filipe Alberto e Juliana Oliveira foram campeões, Kelly Fernandes foi prata, Isabela Rodrigues, Murillo Maduro e Luiz Fernandes conquistaram o bronze. A equipe teve o apoio do técnico Mauricio Santiago, que é professor há 12 anos na Vila e é técnico da seleção brasileira adulta de karatê.

Os atletas a Vila Olímpica do Mato Alto faturaram seis medalhas – Divulgação

– Nossa participação foi ótima. Conseguimos conquistar seis medalhas e ter dois campeões brasileiros, entre eles o Filipe, que já chegou a disputar vaga para os Jogos Olímpicos. Com os resultados, esperamos que os quatro atletas da Vila que já foram da seleção brasileira possam retornar – afirmou Mauricio.

O professor enfatizou ainda a importância desses atletas para os mais de 100 alunos da Vila Olímpica do Mato Alto, que fazem aulas com ele às quartas e sextas.

– Essa equipe de karatê começou a ser formada em 2014 e eles são um espelho para os demais alunos da Vila, servindo como um incentivo para seguirem treinando e poderem em breve participar também das competições.

Os karatecas seguem treinando arduamente, focados nos próximos desafios. Filipe Alberto e Juliana Oliveira, da Vila do Mato Alto, e Adam Ramos, da Vila Kennedy, estão participando dos Jogos Abertos de Santa Catarina, que vão até este domingo (20/11), em Rio do Sul, Santa Catarina.

• 17 de novembro de 2022