Publicado em 17/11/2022 - 12:10 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Mês da Consciência Negra: mostra no Sérgio Porto traz reflexão do protagonismo feminino negro a partir de Oxum
A exposição está em cartaz até o fim de novembro no Espaço Cultural Sérgio Porto - Divulgação

A exposição “Òsun Iyà Omi Força Ancestral”, de Landara Marcele,  está em cartaz no Espaço Cultural Sérgio Porto (Humaitá), onde segue até o dia 30 de novembro. A artista reúne 24 obras de arte em diversos formatos – entre pinturas, esculturas e desenhos -, que contam a história da deusa Oxum, do panteão africano, e, principalmente, suas influências na cultura e religiões afro-brasileiras e no cotidiano das mulheres negras. Sua inspiração veio de pesquisas sobre a Deusa Oxum, das religiões de matrizes africanas.

– O intuito é trazer, a partir de Oxum, a desmistificação da religião num contexto de racismo religioso e fazer viva essa figura feminina negra, por meio da interlocução entre a Deusa e as mulheres negras que muitas vezes são marginalizadas e hiperssexualizadas – explicou Landara.

A mostra faz parte da iniciativa Aprendiz Cultural Apresenta, que destaca os talentos presentes entre os jovens do programa Aprendiz Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa também contempla outros dez projetos artísticos de aprendizes. Esta turma de cem jovens já está em sua fase de finalização, mas novas turmas serão abertas para a capacitação de novos agentes culturais, que passam por um período remunerado de formação teórica e prática.

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Rua Humaitá, 163 – Humaitá. Qui a seg (até 30/11), das 17h às 20h30. Grátis. Livre.

• 17 de novembro de 2022