Secretaria de Assistência Social abre 15 polos emergenciais de atendimento para o CadÚnico

Publicado em 15/10/2022 - 09:17 | Atualizado em 15/10/2022 - 21:01
O atendimento nos 15 pólos emergenciais será mantido por mais 30 dias - Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Assistência Social abre na terça-feira (18/10) 15 polos emergenciais de inscrição e atualização de CadÚnico (cadastro dos programas sociais federais). Eles funcionarão por um período de 30 dias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e no Centro Pop Bárbara Calazans, da rede da SMAS, que ficam em áreas estratégicas da cidade.

Nesta segunda-feira (17/10), os 47  Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) manterão o horário estendido, das 7h às 19h.

Na terça-feira, os 47 CRAS, os 14 CREAS e o Centro Pop passarão a funcionar das 8h às 17h, para o cidadão fazer sua inscrição ou atualização de CadÚnico.

– A situação econômica é muito grave, as pessoas estão com enormes dificuldades. Então, os nossos funcionários farão esforços extraordinários para atender essas famílias – disse a secretária municipal de Assistência Social, Maria Domingas Pucú.

Além disso, está sendo desenvolvido um aplicativo de agendamento – o CadRio – para progressivamente acabar com as filas. A SMAS, que historicamente atendeu por ordem de chegada e não faz agendamento, agora quer modificar essa cultura para beneficiar o cidadão. O aplicativo tem previsão de lançamento para o fim deste mês e deverá funcionar com o critério de vagas disponíveis. Atualmente, o critério é o da territorialidade. Ou seja, o cidadão procura o CRAS mais próximo de sua casa. Com o aplicativo ele poderá agendar em qualquer uma das unidades de atualização e cadastramento de CadÚnico.

Desde 1º de janeiro de 2021, a SMAS fez 404.434 novas inscrições e atualizou os cadastros de 347.509 famílias no CadÚnico. Essa demanda foi progressiva: desde outubro do ano passado, aumentou cerca de 500%. Os 47 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), estão com capacidade para atender 90 famílias cada um, com 300 computadores em operação, das 8h às 17h, de segunda a sexta, totalizando 4.230 atendimentos diariamente.

O CadÚnico tem validade de dois anos. As famílias beneficiárias que se inscreveram no Auxílio Brasil entre os anos de 2016 e 2017, que estão em Averiguação Cadastral, precisam atualizar o cadastro até 11 de novembro. Quem não conseguir atualizar poderá ter o benefício bloqueado temporariamente, até que confirme seus dados e volte a recebê-lo. Até terça-feira (11/10), 83.384 famílias precisavam atualizar seus dados.

Mesmo tendo feito a inscrição ou atualizado seus dados, o cidadão só saberá se o benefício será pago pelo governo federal. Os CRAS apenas inscrevem e atualizam, não têm autonomia para decidir quem ou quando receberá no benefício. A base do CadÙnico na cidade d Rio, atualmente, é de 912.317 famílias.

Endereços dos Polos Emergenciais:

* CREAS SIMONE BEAUVOIR – Republica do Líbano, 54, CENTRO

* CREAS ARLINDO RODRIGUES – Rua Desembargador Isidro, nº 48, Fundos, TIJUCA

* CREAS MARIA LINA DE CASTRO LIMA – Rua São Salvador, nº 56, 2 º andar, LARANJEIRAS

* CREAS JANETE CLAIR – Rua Piranga, 50, MÉIER

* CREAS STELLA MARIS – Estrada dos Maracajás, 973, ILHA DO GOVERNADOR

* CREAS NELSON CARNEIRO – Rua Professor Lace, 57, RAMOS

* CREAS PROFESSORA MÁRCIA LOPES – Rua Carvalho de Souza, 274, Madureira

* CREAS JOÃO HÉLIO FERNANDES VIEITES – Rua Ouseley, 421, COELHO NETO

* CREAS WANDA ENGEL ADUAN – Estrada Pedro Borges de Freitas, 144, IRAJÁ

* CREAS DANIELA PEREZ – Rua Nacional, 275, TAQUARA

* CREAS PROFESSORA ALDAÍZA SPOSATI – Rua Professor Carlos Venceslau, 211, REALENGO