Dia da Árvore é comemorado com plantio de mudas no Parque Garota de Ipanema e na Floresta da Posse

Publicado em 21/09/2022 - 07:00 | Atualizado em 20/09/2022 - 20:06
Muda de planta é cultivada na cidade - Marcos de Paula / Prefeitura do Rio

O Dia da Árvore, comemorado nesta quarta-feira (21/09), será marcado por ações coletivas para o plantio de 700 mudas em dois locais: Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, e Floresta da Posse, em Campo Grande. Voluntários e alunos da rede municipal de ensino vão cultivar espécies típicas de restinga, como pitanga, ingá e aroeiras, e de Mata Atlântica, como ipê, para cobrir o solo e atrair novamente as aves.

Promovida pela Secretaria do Ambiente e Clima, por meio do programa Refloresta Rio e do Centro de Educação Ambiental, a ação beneficia o Parque Garota de Ipanema, atingido por um incêndio em 17 de agosto. A Prefeitura desenvolveu um plano para a área, que receberá 200 mudas nesta quarta-feira, cultivadas por voluntários. Ao longo do mês o local ganhará, ao todo, 2.500 novas plantas.

Na Floresta da Posse, alunos da Escola Municipal Alzira Araújo vão plantar 500 mudas. A região é considerada Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) desde junho, com o objetivo de proteger os ecossistemas naturais e promover o desenvolvimento de atividades ambientais.

Para comemorar a Semana da Árvore, onze parques naturais da cidade estão fazendo ações como rodas de conversa e visitas guiadas para o público. São eles: Bosque da Barra, Parque Marapendi, Chico Mendes, Bosque da Freguesia, Parque Grajaú, Mendanha, Catacumba, Grumari, Chacrinha, Dois Irmãos e Prainha. Veja AQUI a programação.

• 21 de setembro de 2022