Publicado em 15/08/2022 - 07:00 | Atualizado em 15/08/2022 - 07:29
  • Início/
  • /
  • Salas de exames do Hospital Municipal Jesus ganham decoração especial para receber pacientes infantis
Sala de radiologia humanizada do Hospital Municipal Jesus - Divulgação

Os pequenos pacientes do Hospital Municipal Jesus (HMJ), em Vila Isabel, ganharam espaços mais acolhedores para fazer exames complexos, com decoração inspirada no fundo do mar e em robôs subaquáticos. Com a entrega da ambientação das duas últimas salas da radiologia da unidade, agora o setor está 100% humanizado, num processo iniciado em 2012, com a reforma da sala do tomógrafo.

Associado a uma equipe com expertise para o trabalho com crianças, o ambiente humanizado permite que exames, alguns deles com procedimentos invasivos, ocorram tranquilamente, evitando a necessidade de repetições e a exposição mais prolongada à radiação. O espaço lúdico e agradável ajuda a acalmar os pequenos e torna o processo menos assustador.

O Hospital Municipal Jesus é referência em especialidades pediátricas na rede da Secretaria Municipal de Saúde. A unidade tem 97 leitos para internação e faz uma média de 50 mil consultas ambulatoriais por ano. O setor de radiologia atende a demanda interna e pacientes agendados pelo Sistema de Regulação. Nas duas novas salas humanizadas, com cenários com robôs subaquáticos, uma de raio-x e a do telecomandado digital, a capacidade é de mais de cinco mil exames por ano.

O telecomandado é um aparelho de última geração, doado ao Hospital Jesus pelo Instituto Fernandes Figueira. O equipamento permite filmar em tempo real o funcionamento de órgãos e sistemas, como a bexiga, a deglutição e o trato gastrointestinal, auxiliando no diagnóstico. O hospital é o único da rede pública municipal a realizar exames contrastados e referência para o diagnóstico de câncer infantil.

• 15 de agosto de 2022