Prefeitura assina renovação do termo de Adoção de Áreas Verdes, no Parque Municipal Paisagem Carioca

Publicado em 15/07/2022 - 15:28 | Atualizado
A iniciativa visa a recuperação e a conservação da área que abrange os morros da Babilônia, São João, Leme e do Urubu - Divulgação

Representantes da Subprefeitura da Zona Sul, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Associação dos Moradores da Rua Lauro Muller e Adjacências (ALMA) e do Shopping Rio Sul se reuniram, na quinta-feira (14/7), no Parque Municipal Paisagem Carioca, área de proteção ambiental, para a assinatura da renovação do termo de Adoção de Áreas Verdes. A iniciativa visa a recuperação, manutenção e a conservação da área que abrange os morros da Babilônia, São João, Leme e do Urubu. O termo foi firmado pelo secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito do Rio, Nilton Caldeira, e a ALMA. O Shopping Rio Sul doou para a associação aproximadamente R$ 4 milhões para reflorestamento.

– É muito importante criar o vínculo entre os órgãos municipais e os moradores da região. Eles são a principal fonte de informação para sabermos as necessidades da população. O reflorestamento dessa área é motivo de orgulho para a Subprefeitura da Zona Sul e um avanço necessário para a manutenção da conservação ambiental – disse o subprefeito Flávio Valle.

Em 2011, a partir de uma iniciativa da Prefeitura e com apoio de moradores da região, foram iniciados os estudos para regulamentação da APARU do Complexo Cotunduba – São João. Estes estudos apontaram a possibilidade de criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, cujo objetivo básico é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Com o recente reconhecimento, pela UNESCO da paisagem carioca como Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria Paisagem Cultural, foi ratificada a necessidade de uma maior proteção ambiental e paisagística da região. Tais condições, associadas à nova mobilização da sociedade local, levaram o poder público a criar o Parque Natural Municipal Paisagem Carioca.

– Nossa Sociedade é lutadora e vamos em frente fazendo o que podemos para garantir melhor qualidade de vida para os moradores. Somos perturbadores do poder público, se não fizerem o certo iremos cobrar, mas, atualmente, estamos somente aplaudindo – afirmou o presidente da ALMA e conselheiro do Parque Municipal Paisagem Carioca, Abílio Tozini.

No passado, a região na qual se localiza o parque era coberta por uma exuberante vegetação, enquanto as encostas de seus morros (do Leme, dos Urubus, da Babilônia e São João) estavam cobertas pela floresta do bioma da Mata Atlântica. Tal situação permaneceu praticamente inalterada até o século XVI, mas com o desenvolvimento urbano, a riqueza natural foi intensamente explorada, contribuindo para o comprometimento da qualidade de vida dos moradores locais.

A necessidade de recuperação da qualidade ambiental aliada à conservação dos remanescentes de Mata Atlântica mobilizou, no final da década de 1980, os moradores da região, que demandaram do poder público municipal a recuperação do local e a criação de espaços legalmente protegidos.

– Essa Iniciativa enaltece e nos dá a segurança e a certeza de que temos que buscar parcerias e acompanhar os projetos que estão sendo realizados para conservar o meio ambiente. Temos que encarar o meio ambiente com seriedade. É um conjunto de ações que vai permitir que as novas gerações vivam com qualidade – declarou Nilton Caldeira.

• 15 de julho de 2022