Prefeitura do Rio tomba imóvel do restaurante La Fiorentina, no Leme

Publicado em 13/07/2022 - 09:59 | Atualizado em 13/07/2022 - 10:09
O restaurante La Fiorentina foi inuagurado em 1957 - Reprodução das redes sociais

O prefeito Eduardo Paes tombou, nesta quarta-feira (13/7), o imóvel do restaurante La Fiorentina, na Avenida Atlântica 458 A, no Leme. O decreto publicado no Diário Oficial do Município leva em consideração a importância histórica e cultural do restaurante, inaugurado em 1957, e tradicional reduto da boemia carioca.

A iniciativa leva em conta ainda que o La Fiorentina compõe o skyline da orla de Copacabana, elemento integrante do Sítio Paisagens Cariocas – Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco. E que o restaurante é um dos responsáveis pela conservação e preservação, no trecho fronteiro ao imóvel, do paisagismo de Roberto Burle Marx do Calçadão de Copacabana, o maior mosaico em pedras portuguesas do mundo, Bem Tombado Municipal.

Quaisquer intervenções físicas a serem realizadas no referido bem tombado deverão ser previamente aprovadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, conforme determina o Plano Diretor em vigor.

A medida considera ainda lei de teor semelhante aprovada na Câmara dos Vereadores e vetada hoje por inconstitucionalidade.

Vale ressaltar que, no intuito de proteger o restaurante, a Prefeitura do Rio já havia incluído o mesmo no cadastro dos Negócios Tradicionais e Notáveis da cidade em maio do ano passado.

• 13 de julho de 2022