Sandbox.Rio: município vai testar produtos, serviços e processos inovadores

Publicado em 02/05/2022 - 07:55 | Atualizado em 03/05/2022 - 12:55
O Sandbox.Rio vai selecionar projetos que impulsionem o desenvolvimento da cidade - Marcos de Paula/Prefeitura do Rio

Produtos, serviços ou processos inovadores que ainda não se enquadram nas regras vigentes na cidade vão poder ser testados no Rio, através de autorização temporária concedida pelo município e em um ambiente controlado. Durante o período de testes, a atividade será monitorada para a coleta de dados que terão utilidade numa possível regulamentação. Isso ocorrerá por meio do Sandbox.Rio, projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação. O edital de chamada pública para as empresas interessadas está aberto pela Prefeitura.

Ou seja, se um empreendedor possui um produto inovador que não se enquadra na regulação existente – como entregas utilizando drone, por exemplo -, poderia, por meio dessa iniciativa, simular a atividade de forma legal e observar seus impactos. Após os testes, as informações geradas seriam usadas por gestores na concepção de políticas públicas  de  interesse  do  município,  para  formulação  da melhor regulamentação, que seja receptiva e funcione na prática com as novas tecnologias.

O Sandbox.Rio pretende selecionar projetos que impulsionem o desenvolvimento econômico da cidade. Para isso, é necessário que estejam alinhados com as áreas de atuação do município.

Qualquer pessoa jurídica com capacidade técnica e financeira para executar projetos, como empresas, institutos de pesquisa e outras entidades voltadas à promoção de inovações tecnológicas, podem participar do Sandbox.Rio. Os interessados poderão enviar suas inscrições até 10 de junho.