Publicado em 24/03/2022 - 21:45 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Sala de Controle do COR é destaque em evento de cidades inteligentes em Curitiba
COR participa do Smart City Expo Curitiba 2022 - Divulgação / Prefeitura

A Prefeitura do Rio participou nesta quinta-feira (24/03) e continuará nesta sexta-feira (25/03), da terceira edição do Smart City Expo Curitiba 2022 (SCECWB), no Paraná. Com o objetivo de trocar experiências que possam tornar a cidade mais resiliente e pronta para responder com rapidez a possíveis impactos causados por acidentes de trânsito ou pelas chuvas, o Centro de Operações Rio (COR) leva para fora do município, pela primeira vez em 11 anos, uma amostra da mais moderna sala de controle da América Latina. Monitores instalados lado a lado, em espaço dividido com a Coordenadoria de Cidade Inteligente, permitem ao público acompanhar, a uma distância de quase 900 quilômetros e em tempo real, ações das equipes da prefeitura e concessionárias que atuam no COR.

Nesta sexta, às 17h, o chefe executivo do COR, Alexandre Cardeman, também vai palestrar no evento, o maior do setor no país. Ele vai falar sobre os estágios operacionais da cidade e as novas tecnologias empregadas para tornar o Rio cada vez mais resiliente, além das etapas do processo de gerenciamento de crise: antecipação de problemas, redução de impacto, melhor preparação e resposta rápida a eventos.

– Mais do que mostrar o protagonismo do Rio no conceito de smart cities, esta é uma oportunidade única para atualizarmos as frentes de tecnologias voltadas para a operação da cidade. Estamos sempre em busca de novas soluções para melhorar a qualidade de vida da população – destaca Cardeman.

O Smart City Expo Curitiba 2022 funciona como um grande hub de conexão e networking entre gestores de instituições públicas e privadas e a sociedade civil como um todo. Somando os públicos presencial e remoto, a expectativa é que o evento reúna mais de 10 mil pessoas de todo o mundo. Além de profissionais brasileiros, irão palestrar convidados de países como Itália, Portugal, Espanha, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Chile e México.

• 24 de março de 2022