Aprendiz Cultural, programa de renda e formação, recebe 2.260 inscrições

Publicado em 22/02/2022 - 18:28 | Atualizado
Aprendiz Cultural - Gui Espindola / Prefeitura do Rio

A cultura também gera renda. A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), recebeu 2.260 inscrições para o Aprendiz Cultural, programa inédito que vai oferecer renda e formação para jovens da cidade, com início previsto para meados de março.

A procura foi maior por jovens de 18 anos, do gênero feminino, que se autodeclaram pretos, moradores de comunidade ou favela, fora da escola e com renda familiar de até um salário mínimo (R$ 1.212,00). O bairro com maior número de inscritos (99) é Campo Grande, na Zona Oeste.

Os jovens selecionados participarão de aulas teóricas na forma virtual e presencial, além de formação prática nos equipamentos, espaços e unidades culturais da cidade do Rio, somando 1,2 mil horas distribuídas em 30 horas semanais pelo período de dez meses, com direito a bolsa auxílio no valor mensal de R$ 800 e auxílio transporte no valor mensal de R$ 178,20.

Serão contemplados um total de 500 jovens (nesta primeira leva, serão cem), de 18 a 24 anos, com bolsa e cursos de preparação em equipamentos culturais cariocas para preparar estes jovens para trabalharem como profissionais da cultura no futuro. O investimento inicial será de quase R$ 1,8 milhão.

– É a primeira vez que a cultura tem um programa de renda não para artista, mas para o jovem atuar na área técnica – destacou o secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini.

O público-alvo é formado por jovens que não possuem emprego formal ativo e que não tenham concluído o Ensino Médio. É preciso ser residente da cidade do Rio, preferencialmente em periferias, favelas e subúrbio e/ou estar em situação de vulnerabilidade social. Além disso, outros jovens terão acesso às formações de forma online. A meta é certificar cinco mil jovens de forma virtual até 2024.

Calendário:

Convocação selecionados para entrevistas: 24 de fevereiro

Entrevistas: 28 de fevereiro a 9 de março

Resultado final: 14 de março

Início das atividades: meados de março

Dúvidas pelo e-mail: aprendizcultural@cieds.org.br

• 22 de fevereiro de 2022