Volta às Aulas: GM-Rio aplica 138 multas no entorno de escolas em todas as regiões da cidade

Publicado em 11/02/2022 - 18:18 | Atualizado em 12/02/2022 - 07:00
Guarda municipal atua na cidade - Robert Gomes / Prefeitura do Rio

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) aplicou 138 multas em toda a cidade na primeira semana da Operação Volta às Aulas. Iniciada na segunda-feira (07/02), a ação consiste no reforço da fiscalização e na orientação do trânsito dos principais corredores viários e de grande concentração de escolas, em especial as particulares, que registram movimento maior de veículos.

– Este é um saldo positivo para nós, pois o principal objetivo da nossa operação é a orientação dos pais e responsáveis que são condutores para que levem e busquem as crianças nas escolas com segurança e sem impactar negativamente o trânsito. A multa é o último recurso, aplicada em casos de desobediência, como na formação de filas duplas ou estacionamento irregular – destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

A operação não tem data para acabar e conta com 41 guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito (GET) que estão fazendo o monitoramento do tráfego e também orientando motoristas e auxiliando na travessia de alunos para dar fluidez ao trânsito e evitar acidentes. Os guardas atuam posicionados em pontos estratégicos no entorno de 45 escolas que registram grande movimento de veículos nos horários de entrada e saída de alunos, realizando ações de patrulhamento a pé e motorizado.

Além das ações de trânsito, a GM-Rio retomou as atividades do Grupamento de Ronda Escolar (GRE). Durante o período de férias escolares, as equipes atuaram no patrulhamento das escolas com foco na proteção das instalações. Com o retorno dos alunos, passaram a realizar o patrulhamento preventivo com foco na segurança de alunos, responsáveis e professores, além da proteção das instalações. Também são realizadas as atividades socioeducativas com atividades lúdicas para as crianças e palestras para os adolescentes que visam a conscientização de temas relevantes de cidadania e proteção de direitos, como no caso da Educação para o Trânsito, Prevenção à Violência, Prevenção à Dengue, ao Coronavírus, entre outras coisas.

• 11 de fevereiro de 2022