Prefeitura inicia obras de revitalização em diversas praças da cidade do Rio

Publicado em 17/01/2022 - 18:15 | Atualizado em 17/01/2022 - 18:49
A Praça Carmésia, em Realengo, é uma das que serão revitalizadas pela Prefeitura do Rio - Divulgação

O trabalho não parou no fim de semana para as equipes da Fundação Parques e Jardins (FPJ). Sexta-feira (14/1), sábado (15/1) e domingo (16/1) foram de começo de obras de revitalização em diversas praças pela cidade do Rio. Os trabalhos foram iniciados na Praça do Gás e Praça do Vilar Carioca, em Inhoaíba; Praça Ucranianos, na Pavuna; Praça do Bino, em Santa Cruz; Praça Carmésia, em Realengo; e Praça Novo Horizonte, Bangu. Entre os serviços a serem realizados estão substituição de brinquedos e alambrado de quadras e plantios de árvores e jardins.

A primeira martelada foi dada na sexta-feira, com a presença do prefeito Eduardo Paes, quando foi iniciada a recuperação ambiental e paisagística da Praça Ucranianos, na Pavuna, Zona Oeste da cidade. O objetivo do projeto é transformar o local em polo esportivo para as crianças terem onde se exercitar, e de convivência para moradores de todas as idades, inclusive com instalação de brinquedos e reforma da Academia da Terceira Idade (ATI). A previsão é entregar o espaço em 90 dias.

E nos dias seguintes, outras cinco obras foram iniciadas na Zona Oeste. Moradores da região se reuniram para ver os detalhes de como ficarão as praças após as reformas.

Em Inhoaíba, duas praças serão revitalizadas: Praça do Gás e Praça do Vilar Carioca. A primeira deve ser concluída em 90 dias e vai receber melhorias, como substituição de brinquedos, colocação de Academia da Terceira Idade (ATI) e arquibancada. Já o término das obras da segunda praça está previsto para 120 dias. O local vai receber reforma da calçada, substituição do alambrado, construção de quadra, cobertura de quadra com tela, construção do anfiteatro, colocação de brinquedos e plantio de canteiro.

Seguindo os trabalhos, a Praça Bino, em Santa Cruz, será toda revitalizada, com previsão de conclusão em 120 dias. No local, será construída uma pista de skate e uma quadra com alambrado e cobertura; bicicletário, bancos e haverá plantio de árvores e jardins.

Em Realengo, a Praça Carmesia terá o alambrado trocado, incorporação de saibro no campo, reforma da calçada e instalação de ATI, entre outros. A população deve conferir o resultado em 30 dias.

E, para concluir o fim de semana de trabalho, a Praça Novo Horizonte, em Bangu, também teve suas obras iniciadas e devem ser terminadas em 60 dias. Entre as intervenções estão pintura e colocação do alambrado do local, reforma de calçada, construção de rampa de acessibilidade e recolocação de brinquedos.

• 17 de janeiro de 2022