Publicado em 19/11/2021 - 17:44 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Secretaria da Juventude debate diversidade, sonhos e inspirações com jovens da Zona Norte do Rio, em cineclube gratuito
Moradores da Pavuna participam de ação organizada pela JUVRio - Bernardo Cordeiro/JUVRio

Cerca de 70 jovens moradores da Pavuna, na Zona Norte do Rio, participaram de uma sessão de cinema gratuita e de um debate promovido pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), na Arena Jovelina Pérola Negra, nesta sexta-feira (19/11). O Cineclube da JUVRio exibiu três filmes curta-metragem dos alunos do professor Ygor Lioi, da Rede Municipal de Ensino, que debatem temas transversais à realidade dos jovens, como os sonhos, inspirações e a valorização da diversidade. A ação faz parte da agenda do Novembro Negro 2021 da Prefeitura do Rio que visa promover o debate e o resgate da cultura afro-brasileira entre os jovens do município.

Na sessão, foram exibidos os curtas “Inspirações”, que conta a história de uma jovem da Zona Oeste do Rio que encontrou na música e na poesia as inspirações para vencer os obstáculos da vida; “Ainda Somos os Mesmos”, que questiona sobre os sonhos dos jovens da escola e como eles conseguem ver os sonhos atualmente; e “Para Todes”, o qual trabalha a valorização da pauta da diversidade dentro e fora da escola. O encontro também foi a oportunidade de conversar com os realizadores dos filmes sobre os temas trazidos pelos curtas e compartilhar experiências.

Os filmes foram roteirizados, produzidos e estrelados pelos alunos da Escola Municipal Adalgisa Nery, em Santa Cruz, e já participaram de mais de 70 festivais nacionais e internacionais, sendo exibidos no Canadá, Bangladesh, Irlanda, Estados Unidos e França.

• 19 de novembro de 2021