Categoria:
Alunos de escola da Zona Norte vencem Olimpíada Municipal de Ciência e Tecnologia
Publicado em 26/10/2021 - 16:48 | Atualizado- Início/
- /
- Alunos de escola da Zona Norte vencem Olimpíada Municipal de Ciência e Tecnologia
Os alunos da Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio foram os vencedores da Olimpíada - Divulgação Os alunos da Escola Municipal Olímpica Carioca Nelson Prudêncio, da Ilha do Governador, na Zona Norte, foram os vencedores da primeira Olimpíada Municipal Estudantil de Ciência e Tecnologia, que se encerrou na sexta-feira (22/10). A divulgação foi feita nesta terça-feira (26/10) por meio de uma live realizada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, responsável pela iniciativa, e que teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O objetivo da competição estudantil foi incentivar os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal a identificarem problemas reais e desenvolverem soluções baseadas em ciência e tecnologia, através de uma maratona de criatividade, empreendedorismo e inovação, que durou três dias.
– O projeto partiu de uma pesquisa realizada pelos alunos para detectar as necessidades reais dos próprios colegas. Daí a ideia de criar o aplicativo que nosso time apresentou – explicou o professor Marcos Lemos, orientador do time primeiro colocado com o Projeto Sonhar, um aplicativo para auxiliar jovens alunos a opinarem sobre o futuro da educação através de um game.
Também foram destaques na premiação: E.M. Sobral Pinto (2ª Lugar, Projeto – CLASSLINE) e E.M. Rose Klabin (3º Lugar, Projeto – Aplicativo Conectando Suburbanos). Receberam menções honrosas os projetos: BEM VIVER, da EM. Sobral Pinto; TEM AQUI NA VIZINHANÇA, da E.M. Sérgio Buarque de Holanda; e PANCS EM. Oswaldo Teixeira.
Os desafios expostos aos alunos foram nos seguintes temas: meio ambiente, Covid-19 e impactos na juventude, futuro da educação, direitos humanos e geração de renda e saúde. Os critérios de avaliação das soluções apresentadas foram: a sua atratividade, longevidade, potencial, identidade e o quanto a proposta criada pelos alunos impactará na comunidade.
– Todos os trabalhos apresentados estão de parabéns. Temos que estimular nos nossos jovens o interesse pela ciência e tecnologia. Com certeza, iniciativas como esta que promovemos, colaboram para construirmos o nosso futuro – afirmou Willian Coelho, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.
As escolas da rede municipal das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE’s) puderam inscrever times (de três a quatro alunos e um professor orientador) para participarem da Olimpíada. Um dos propósitos da competição também foi motivar o ecossistema empreendedor voltado para os jovens, estimulando também a criação de startups a partir de desafios expostos.
Notícias
Pioneiras da Seleção feminina de futebol promovem o Mundial com ação em Copacabana
25 de junho de 2026Rio entra no ritmo da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™
25 de junho de 2026Avenida Brasil vai ganhar duas novas agulhas exclusivas para acesso ao Porto do Rio
24 de junho de 2026
Rio entra no ritmo da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™
25 de junho de 2026








