Prefeitura do Rio recebe doação da Ambev de 400 lixeiras de plástico reciclado

Publicado em 20/08/2021 - 18:23 | Atualizado
Papeleiras foram produzidas a partir de resíduos coletados durante Carnaval de rua - Divulgação/Prefeitura

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, recebeu nesta sexta-feira (20/8), em ação simbólica no Parque Madureira, 400 lixeiras sustentáveis produzidas com os resíduos coletados durante o Carnaval de 2020. São três tipos de equipamentos personalizados, para lixo comum, orgânicos e material reciclável, que serão distribuídos nos parques municipais da cidade, para estimular os frequentadores a fazerem o descarte correto de seus resíduos e incentivar a cadeia da reciclagem. O projeto é resultado de uma parceria da Ambev com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) para que o lixo recolhido nas ruas da cidade durante os dias de folia ganhasse uma destinação ecológica.

– Esta parceria com a Ambev reforça a potência do Rio de Janeiro em liderar a pauta de economia circular e criativa. Projetos inéditos como este colaboram para as metas do Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática” – afirma Eduardo Cavaliere, secretário de Meio Ambiente da Cidade do Rio.

Metade das 30 toneladas de lixo coletadas era de plásticos descartados, que foram transformados em lixeiras entregues para a cidade do Rio de Janeiro. Para a reciclagem e transformação desses resíduos, a Ambev contou com a parceria da empresa Lar Plásticos, fabricante e fornecedora de lixeiras e outros produtos de plástico feitos 100% a partir de matéria-prima reciclada.

– A doação das lixeiras é muito bem-vinda para a Comlurb. A Companhia sofre com o vandalismo e o furto de papeleiras, que são aquelas nossas pequenas lixeiras laranjas instaladas em postes na cidade. O prejuízo é enorme para a cidade. Precisamos sempre instalar novas e consertar outras. Toda colaboração é muito importante. São equipamentos que serão muito úteis. Além disso, as doações de hoje seguem a filosofia dos três R ‘s (reciclar, reutilizar e reduzir) que a Companhia quer difundir cada vez mais. Agradecemos muito a iniciativa da Ambev – pontua Flávio Lopes, presidente da Comlurb.

Carnaval sustentável

Em 2020, a Ambev recolheu o lixo dos principais blocos de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife durante o Carnaval. O objetivo da ação inédita da empresa foi reciclar os resíduos recolhidos e transformar parte deles em lixeiras para as prefeituras. O legado sustentável foi fruto da mobilização de 2.800 catadores e catadoras, que receberam uma renda fixa por dia de trabalho, além de remuneração extra pela quantidade e tipo de materiais recolhidos. Ao todo, 324 toneladas de lixo foram coletadas nas ruas das cinco capitais.

– É uma honra participar de um projeto inédito como esse. Queremos ter um Carnaval cada vez mais sustentável, e ajudar na conscientização dos foliões. Depende de todos nós – empresas, associações, foliões, sociedade e governo, e queremos lembrar que juntos podemos construir um mundo melhor. A ação mostra também à sociedade a importância da logística reversa e dos catadores no ciclo da reciclagem – explica a gerente executiva de relações institucionais da Ambev, Larissa Menezes.

• 20 de agosto de 2021