Publicado em 20/07/2021 - 17:25 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Música, poesia e feirinha ao ar livre: espaços culturais da Prefeitura se adaptam para garantir segurança ao público
Feira cultural no Buraco do Padre, Engenho Novo - Divulgação / Prefeitura do Rio

Para aqueles que podem aproveitar o fim de semana com segurança, seguindo todas as medidas sanitárias estabelecidas no combate à Covid-19, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, aposta em atividades variadas nos espaços reabertos, 100% ao ar livre e com distanciamento. Um novo formato de entretenimento adotado pelos equipamentos, que se adaptaram aos novos tempos e, dessa forma, garantem o cuidado de todos os seus usuários. Para evitar aglomerações, por exemplo, há retirada de ingressos pelo Sympla.

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá

O pioneiro desta retomada segura é o Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá, reaberto com o objetivo de receber o público em pequenos eventos ao ar livre, nas duas entradas do espaço. A edição mensal da Feirinha do Sérgio Porto acontece neste sábado, das 9h às 15h, reunindo atrações gratuitas que vão de Felipe Vidal (violão e baixo) a Jeffinho Farias (standup), passando por Slam das Minas (sarau) e Neném DJ (do Clube Renascença; black music), além de gastronomia (cerveja artesanal, acarajé, hambúrguer, tapioca e outros).

Rua Humaitá 163, Humaitá (entrada pela Rua Visconde e Silva)

Telefone 2535-3846.

Grátis. Livre. Retirada de ingressos pelo Sympla.

Museu Histórico da Cidade, na Gávea

Reaberto em maio, o Museu Histórico da Cidade, na Gávea, tem um jardim onde, semanalmente, vêm ocorrendo shows ao vivo. Neste sábado, às 10h30, é a vez do saxofonista carioca Carlinhos Dantas.

Museu Histórico da Cidade – Estrada Santa Marinha s/nº, Gávea.
Qui a dom, das 9h às 16h, visitação de acordo com o protocolo estabelecido pela Prefeitura do Rio. Haverá monitores para tirar dúvidas e controle do número de visitantes por vez. Palacete: grupos de até 15 pessoas. Casarão: grupos de até 20 pessoas.

Grátis. Para o show, retirada de ingressos pelo Sympla. Livre.

Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca

Um fim de semana inteiro de apresentações musicais ao vivo, para todos os gostos e todas as idades. É o que propõe o Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, que promove o “Música no jardim” de sexta a domingo, a R$ 1, com retirada de ingressos pelo Sympla

Programação

Com 20 anos de estrada, a cantora e compositora Juçara Freire apresenta o show “Cantando Poesia”, projeto que reúne músicas feitas a partir de poemas. Sex (23/07), às 18h.

A cantora de música popular brasileira Priscila Gouvêa faz show dedicado à bossa nova e ao samba. Sáb (24/07), às 17h.

O programa “Domingo das Crianças” apresenta “Arrasta-pé das Crianças – Cia Mimos Brasil”, com Marcia Valença, Josué Soares, Michel Nascimento e Rodrigo Ferrero. Além de um show que reúne baião, forró e xaxado com canções tradicionais juninas, a criançada poderá conhecer um pouco mais da origem dessa festa através de um cordel criado especialmente para a apresentação. Dom (25/07), às 16h.

Rua Conde de Bonfim 824, Tijuca – 3238-3831. R$ 1. Livre.

Buraco do Padre, Engenho Novo

A nova área de lazer e cultura, na passagem de veículos embaixo da linha férrea que divide o Engenho Novo, zona Norte do Rio, recebeu intervenção artística de dezenas de grafiteiros suburbanos, que marca a revitalização do local – que tem uma parte coberta e outra a céu aberto.

No segundo domingo do mês, é fechado para carros e aberto único e exclusivamente para pedestres das 8h ao meio-dia, reunindo atrações como shows, recreação infantil e gastronomia com os moradores da Comunidade Céu Azul.

Engenho Novo s/nº. Dom, das 8h ao meio-dia. Grátis. Livre.

• 20 de julho de 2021