Publicado em 16/07/2021 - 12:45 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Solução financeira para entregadores e motoristas de aplicativo e restaurante escola são os vencedores do Favela Inova
Iniciativa distribuiu 11 bolsas de graduação para os finalistas - Beth Santos/Prefeitura

Foram dois meses de oficinas, rede de contato, auxílio na estruturação dos negócios e mentorias nacionais e internacionais para os empreendedores dos 27 projetos selecionados no Favela Inova. Esses jovens de 18 a 29 anos estudaram e se empenharam para estar entre os cinco concorrentes na grande final, que ocorreu na última sexta, dia 9 de julho.

No lugar mais alto do pódio as equipes Restaurante Escola São Carlos (Germinação) e Plific (Incubação), que saíram com o prêmio em mãos e também uma bolsa de graduação garantida para todos os participantes. Em segundo e terceiro lugar da Incubação ficaram as equipes MultiMei e Gudi Hud, respectivamente. Todos os participantes das cinco equipes finalistas vão ganhar bolsas de graduação, num total de 11. Foram quase 18 mil votos na categoria popular de melhor startup e a Gudi Hud levou o prêmio e R$ 2 mil para investir no negócio.

O Favela Inova é uma iniciativa da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) em parceria com o Pólen, da Unisuam, para potencializar o perfil empreendedor já existente nas favelas e periferias da cidade do Rio de Janeiro e dar sustentabilidade de médio e longo prazos às ideias inovadoras desenvolvidas nesses territórios. Foram 89 empresas inscritas e mais de 900 horas de mentorias. Os vencedores ganharam 4 meses gratuitos no coworking do Pólen e o Restaurante Escola São Carlos vai passar ainda por uma incubação gratuita no pólo de inovação.

O secretário da JUVRio, Salvino Oliveira, destacou a importância de promover um projeto de empreendedorismo social nas favelas e periferias. – O Favela Inova surgiu da necessidade do jovem que encontra dificuldades para conseguir um trabalho e gerar renda. Entendemos que investir em uma ideia inovadora ou no próprio negócio é uma boa alternativa para driblar essa situação. Os jovens que participaram vão sair do projeto com caminhos e oportunidades para crescer e investir em algo que eles mesmos criaram.

Arapuan Motta Netto, reitor da Unisuam, comemora os resultados do Favela Inova. – É a concretização de um sonho grande da Unisuam. Primeiro de muitos e ainda mais certos do impacto positivo que podemos gerar nos jovens que desejam mudar suas realidades e o mundo.

Conheça os vencedores

Foram escolhidos um vencedor para cada categoria: germinação e incubação. Na germinação participaram ideias em estágio inicial e na incubação projetos que estão num estado mais avançado de desenvolvimento.

Boas ideias geram bons resultados. Esse foi o retorno que Mariana Aparecida Mendes de Sena recebeu depois de vencer na germinação com o Restaurante Escola São Carlos. A jovem, de apenas 21 anos, quer ajudar jovens da favela a se tornarem profissionais na gastronomia, abrirem seu próprio negócio e realizarem sonhos. “Tivemos muito aprendizado com as mentorias e todo esse conhecimento que o Favela Inova trouxe foi extremamente relevante pra nossa trajetória. Além das bolsas, que são um super prêmio, ganhamos visibilidade e pessoas querendo disponibilizar espaço, estrutura e apoio pro projeto”, comemorou.

A grande campeã da categoria Incubação foi a Plific, que veio para facilitar o planejamento financeiro dos entregadores e motoristas de aplicativo. Um dos idealizadores do aplicativo, André Luiz Oliveira da Silva e Souza, de apenas 20 anos, conta como foi participar do Favela Inova. “Ficar em primeiro lugar foi muito bacana, sensação de dever cumprido. Mas muito além de ganhar ou estar na final já teria valido a pena porque a gente aprendeu muito, principalmente com as startups que estavam ali participando também. Eles mostraram formas e ideias de enxergar o nosso cliente que a gente não tinha imaginado”.

Confira os finalistas do Favela Inova

– Gee Periferia Digital:  primeira empresa de impacto social de Rio das Pedras para o fomento de inovações tecnológicas, empreendedores locais e valorização do morador.

– MultiMei: sua missão é ajudar na gestão administrativa e financeira dos empreendedores da região do Piscinão de Ramos.

– Gudi Hud: uma escola especializada em oferecer serviços de formação teatral; cursos livres e produção de espetáculos teatrais localizada na Vila Vintém.

• 16 de julho de 2021