Publicado em 09/07/2021 - 07:00 | Atualizado em 08/07/2021 - 19:36
  • Início/
  • /
  • Prêmio Anísio Teixeira 2021: Ensino remoto é tema de concurso da rede municipal de educação

Profissionais da rede municipal de ensino vão poder se inscrever no Prêmio Anísio Teixeira 2021, de 16 de agosto a 14 de setembro. Cada participante terá que apresentar uma monografia inédita sobre o tema “O desafio do ensino remoto: possibilidades pedagógicas que valem a pena contar”.  Além de homenagear o educador brasileiro, o concurso serve para estimular o debate crítico de temas relevantes na sociedade.

Para participar do prêmio, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, é preciso ser servidor do órgão em unidade escolar, creche, Espaço de Desenvolvimento Infantil, Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos ou em uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação.

As cinco melhores monografias receberão, individualmente, um prêmio no valor de R$ 6 mil. O resultado final do concurso será divulgado até 5 de novembro.

Não poderão concorrer profissionais lotados na Escola de Formação de Professores Paulo Freire, que organiza o prêmio, e nos demais setores do nível central da secretaria.

Saiba mais: Inscrições e regras de participação

As inscrições serão abertas no próximo dia 16 de agosto e vão até o dia 14 de setembro. Para participar, é preciso ser servidor da SME lotado em unidade escolar, creche, Espaço de Desenvolvimento Infantil, Centro de Referência da Educação de Jovens e Adultos ou em uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Não poderão concorrer profissionais lotados na Escola de Formação de Professores Paulo Freire e demais setores do Nível Central da pasta.

Cada participante poderá apresentar apenas uma monografia. Serão aceitos trabalhos inéditos que versem sobre o tema proposto, de caráter acadêmico ou literário, de até 85.500 caracteres, isto é, cerca de 35 páginas. Não serão consideradas desse total as referências bibliográficas e imagens de qualquer tipo. O texto deverá ser redigido em fonte “Times Roman”, corpo 12, espaçamento 1,5 entrelinhas, margens 3.0 superior e inferior; 2.0 à direita e à esquerda. Para participar, não é necessário estar cursando graduação ou pós-graduação.

As monografias devem ser encaminhadas em duas vias, sendo uma cópia impressa e uma em CD com o arquivo em formato PDF com as fichas de inscrição e autorização de publicação da obra, pelos Correios, via Sedex, em envelopes separados e com pseudônimo a fim de garantir o anonimato. O endereço de envio é: Escola de Formação de Professores Paulo Freire/Gerência do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira, situado na Av. Presidente Vargas, nº 1314 – Centro – CEP: 20210-031. A data de postagem máxima é o dia 14 de setembro.

Avaliação dos trabalhos

Entre os dias 27 de setembro e 26 de outubro, uma comissão exclusiva da SME, formada por, no mínimo, três profissionais de áreas afins, indicados pela Escola de Formação de Professores Paulo Freire, analisará a pertinência do conteúdo e o cumprimento das normas do Prêmio. Caberá à comissão de avaliação apresentar o resultado da análise e a indicação dos premiados à Gerência do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira.

Premiação

Os cinco melhores trabalhos monográficos receberão, individualmente, um prêmio no valor de R$ 6 mil. O resultado final do concurso será divulgado até o dia 5 de novembro. Os vencedores participarão de uma cerimônia de premiação, no mês de dezembro.

O regulamento completo está no link https://doweb.rio.rj.gov.br/apifront/portal/edicoes/imprimir_materia/742654/5011.

• 9 de julho de 2021