#tbt: Cegonha Carioca já beneficiou mais de um milhão de mulheres

Publicado em 20/05/2021 - 09:31 | Atualizado
O enxoval é entregue após o parto a mães que fizeram o pré-natal em uma unidade de saúde do município - Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Lançado pela Prefeitura há 10 anos, o Cegonha Carioca é um programa pioneiro no país, com mais de um milhão de mulheres já beneficiadas. No mês passado, o kit voltou a ser distribuído às mães cadastradas e que fizeram o pré-natal em uma unidade municipal de atenção primária de saúde. A entrega tinha sido suspensa na gestão passada, em outubro de 2019, por falta de recursos.

Por meio do Cegonha Carioca, a grávida sabe com antecedência em que maternidade vai ter o seu bebê, recebe enxoval para o recém-nascido e conta com ambulância para transporte à maternidade na hora do parto. Participam do programa 19 unidades do SUS no município do Rio, sendo 11 da rede municipal de Saúde, que é responsável por 96% dos partos do SUS na cidade.

• 20 de maio de 2021