Revitalização do Parque Pinto Teles promove a prática esportiva na comunidade

Publicado em 19/04/2021 - 18:03 | Atualizado
Parque Municipal Pinto Teles, na Praça Seca - Divulgação/Prefeitura

O mutirão de serviços organizado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (SMAC), e pela Subprefeitura de Jacarepaguá no Parque Municipal Pinto Teles, na Praça Seca, não somente recuperou o espaço que estava em péssimas condições nos últimos meses, como também trouxe mais qualidade à rotina dos moradores da região.

As quadras poliesportivas e os equipamentos de ginástica ainda estão sendo recuperados, mas os primeiros serviços de limpeza e de manutenção já revelaram todo o potencial desses espaços. Os moradores comemoram os novos espaços vivos do parque, disputados por adultos, jovens e crianças, sempre com atenção às regras de distanciamento. No último final de semana foram realizadas práticas de Yoga, Capoeira, jogos de futebol e vôlei, de acordo com as permissões para a prática de atividades físicas coletivas.

A primeira vistoria técnica no Pinto Teles aconteceu em 20/01 e a partir dali diversas ações foram realizadas com a participação de secretarias e órgãos municipais como a Comlurb, Seconserva, Rioluz, Rio Águas e secretarias de Esportes e Lazer e de Envelhecimento Saudável.

No início de fevereiro o parque recebeu serviços de capina, roçada, poda baixa, reforma dos canteiros, conserto de brinquedos, restauração dos equipamentos de ginástica, conserto na iluminação, aumento da capacidade das caixas de esgoto, limpeza do Rio Orfanato e da área de Transbordo, entre outras ações. No total, foram retirados cerca de 30 caminhões de entulhos, detritos e lixo acumulado no rio e em outras áreas do parque.

As ações de revitalização terão continuidade nas próximas semanas com previsão para a reforma dos equipamentos da terceira idade, reforma das grades e das redes de proteção da quadra multiuso e continuação dos serviços de pintura.

• 19 de abril de 2021