Praça Afonso Pena, na Tijuca, mais um espaço público da região que é revitalizado

Publicado em 02/02/2021 - 08:07 | Atualizado em 02/02/2021 - 16:41
A Comlurb fez o serviço de limpeza e recuperação do mobliário urbano - William Werneck/Prefeitura do Rio

Uma ação conjunta de vários órgãos da Prefeitura trabalha para revitalizar a praça Afonso Pena, na Tijuca. Sob a coordenação da Subprefeitura da Grande Tijuca, a Secretaria de Conservação, a Fundação Parques e Jardins (FPJ) e a Comlurb fazem um mutirão de serviços naquele espaço público.

Os trabalhos na praça Afonso Pena terão continuidade ao longo da semana. Nesta segunda-feira (01/02), por exemplo, a equipe da Fundação Parques e Jardins começou a plantar 400 mudas nos canteiros.

– Entramos na praça Afonso Pena e já iniciamos os trabalhos, que seguirão ao longo da semana. Além de mim, os responsáveis pelos demais órgãos envolvidos acompanham as ações integradas para, desse modo, garantirmos a melhor estratégia para revitalização da praça. Fizemos isso na praça Xavier de Brito e em outras cinco, com resultados satisfatórios, que agradaram especialmente os frequentadores dos espaços – informou o subprefeito da Grande Tijuca, Wagner Coe.

Todas as ações são programadas pelos órgãos, desde a limpeza e a pintura do mobiliário urbano até a poda de árvores, consertos e desentupimento de grelhas e bueiros.

O serviço de poda de árvores contou com o apoio de um cesto aéreo – William Werneck/Prefeitura do Rio

Equipes da Comlurb  fizeram reparos e consertos em brinquedos e peças do mobiliário urbano, como bancos e mesas. As podas de árvores contaram com 15 garis, com apoio de um cesto aéreo, caminhão para remoção de galhos e uma van. O serviço de limpeza contou com dez garis, que fizeram os serviços de varrição, esvaziamento de papeleiras e remoção de resíduos.

Uma tenda foi instalada na praça para orientar e conscientizar os frequentadores sobre a importância da adesão à coleta seletiva da Comlurb, que destina os materiais recicláveis a cooperativas de catadores.

Além da Afonso Pena, já foram recuperadas, entre outras,  as praças Xavier de Brito (Tijuca), Luis La Saigne (Maracanã) e Edmundo Rego (Grajaú).

Outros locais já foram vistoriados pelas equipes: as praças Saens Pena (Tijuca), Nobel (Grajaú),  Barão de Drumond e Luiz Alves (ambas em Vila Isabel) e a praça do Alto da Boa Vista. entre outras. Algumas delas, inclusive, já tiveram alguns trabalhos iniciados.

• 2 de fevereiro de 2021