Prefeitura cede equipamentos para abertura de mais 33 leitos de UTI nas cidades de Campos dos Goytacazes e Miguel Pereira

Publicado em 01/07/2020 - 19:52 | Atualizado em 01/07/2020 - 19:53
Respiradores, monitores e carrinhos de anestesia foram cedidos a outros municípios para ajudar no combate à covid-19 no Estado. - Foto: Rhavinne Vaz / Prefeitura do Rio
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, fez nesta quarta-feira (17/06) a cessão de 63 equipamentos de UTI para ajudar os municípios de Campos dos Goytacazes e Miguel Pereira a ampliar a oferta de leitos durante a pandemia de covid-19. O material cedido reúne 30 respiradores, 30 monitores e 3 carrinhos de anestesia. Os aparelhos permitirão a abertura de mais 33 leitos de cuidados intensivos nas duas cidades.
– Ano passado, antes da pandemia, conseguimos fazer licitação internacional para comprar equipamentos para modernizar a rede municipal de saúde. Esses equipamentos vieram da China. Tomógrafos, respiradores e outros aparelhos, e nossos médicos estão agradecidos. São aparelhos top de linha. Por isso, podemos fazer essas cessões aos municípios, como também fizemos ao Estado. Não tem sentido manter nossos equipamentos guardados, seria improbidade administrativa. Tem gente precisando em outras cidades? Então vamos ceder e abrir novos leitos! – explicou Crivella.
Com o auxílio ao sistema de saúde de Miguel Pereira e de Campos, já são 12 municípios fluminenses beneficiados pela cessão de equipamentos da Prefeitura do Rio, que já ajudou também o governo do Estado. Os aparelhos ficarão cedidos enquanto durar a pandemia, garantindo a oferta de mais leitos dedicados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus.
Municípios já beneficiados com equipamentos cedidos pela Prefeitura do Rio
A Prefeitura do Rio já disponibilizou 242 equipamentos para abertura de leitos de cuidados intensivos no Estado, que estarão disponíveis na Central de Regulação. O objetivo é ajudar municípios vizinhos a ampliar a capacidade de atendimento a casos de Covid-19, priorizando a Região Metropolitana 1, que engloba a capital e os municípios da Baixada. As cidades beneficiadas até agora são Teresópolis, Duque de Caxias, Queimados, Itaguaí, Petrópolis, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Guapimirim, Seropédica e Mangaratiba.
A cessão dos equipamentos só foi possível por causa da compra de mais de 18 mil itens hospitalares realizada pela atual gestão no final do ano passado, antes da pandemia, para reequipar as unidades de saúde da rede municipal. Esses aparelhos foram essenciais para ampliar a capacidade de atendimento de saúde do Rio, e agora também para ajudar o Estado a enfrentar a pandemia, com a abertura de mais leitos de UTI.
Equipamentos cedidos nesta quarta-feira:
CAMPOS DOS GOYTACAZES: 10 respiradores e 10 monitores
MIGUEL PEREIRA: 20 respiradores,  20 monitores e 3 carrinhos de anestesia.
Agradecimentos de Campos e Miguel Pereira
O prefeito de Miguel Pereira, André Português, entregou placas de agradecimento ao prefeito Marcelo Crivella e à secretária municipal de Saúde do Rio, Beatriz Busch, pela cessão dos equipamentos. Alexandre Bastos, secretário de governo de Campos, também agradeceu à Prefeitura do Rio. Ele estava representando o prefeito da cidade, Rafel Diniz, que não esteve na solenidade por ter testado positivo para covid-19.