Centrais do Trabalhador já estão fazendo pré-inscrição para cursos gratuitos no Senai

Publicado em 04/07/2024 - 15:30 | Atualizado
Pré-inscrições podem ser feitas nas Centrais do Trabalhador, como a da Ilha do Governador - Roberto Moreyra/SMTE

As sete Centrais do Trabalhador já estão fazendo as pré-inscrições para cursos gratuitos no Senai. Os candidatos, no entanto, devem se apressar, pois as vagas são limitadas. Para se candidatar a um dos cursos nos turnos da manhã, tarde e noite é preciso ir a uma das centrais e pegar a carta de encaminhamento da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda para o Senai.

Com a carta da Central do Trabalhador (uma espécie de pré-inscrição) em mãos, o aluno deverá se dirigir imediatamente à unidade do Senai onde o curso será dado para fazer a matrícula. E por que? Porque a carta de encaminhamento não garante a reserva de vaga. As matrículas são efetivadas por ordem de chegada na unidade do Senai. É preciso levar ainda identidade, CPF, comprovante de residência e comprovante de escolaridade, além, é claro, da carta de encaminhamento da Central do Trabalhador.

O cardápio de cursos oferecidos é amplo. Há, por exemplo, curso de editor de vídeo, no Senai de Laranjeiras, cuja matrícula vai até o dia 16 de julho. As aulas vão de 6 de agosto e 16 de outubro, de segunda-feira a sexta-feira, de 18h às 20h. Para frequentá-las, é preciso ter 16 anos e ensino fundamental. E tem também o concorrido curso de programador Back-End, no Senai do Maracanã, de 13 às 17h, a partir do dia 5 de agosto.

Na lista há curso de operador de câmara, eletricista de obra, calceteiro, mecânico de motocicletas, pintor de edificações, pedreiro, entre muitos outros. O curso com a maior carga horária é de eletricista predial (400h), e será dado no Senai Tijuca, de 1 de agosto a 20 de dezembro.

– São 500 vagas no total, em cursos que vão desde aqueles mais concorridos na área de tecnologia a instalador de sistemas fotovoltaicos. E vale ressaltar que alguns desses cursos chegam a custar mil reais, e, graças a um convênio que assinamos com o Senai/Firjan, estamos oferecendo essas capacitações de graça – explicou o secretário de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Para se candidatar a um dos cursos é preciso ir a uma das sete Centrais do Trabalhador, nos seguintes endereços: Centro (Av. Presidente Vargas, 1.997, no CIAD); Campo Grande (Rua Coxilha, s/nº); Engenho Novo (Rua Vinte Quatro de Maio, 931); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080); Jacarepaguá (Av. Geremário Dantas, 1.400, salas 248 e 268, em novo endereço); Santa Cruz (Rua Lopes de Moura, 58) e Tijuca (Rua Camaragibe, 25). Os postos funcionam das 8h às 16h.

Além das 500 vagas, há outras 80 destinadas aos beneficiários do Seguir em Frente, programa da Prefeitura do Rio de assistência à população em situação de rua. Na sexta-feira, dia 05, das 9 às 17h, na Colônia Juliano Moreira, serão realizadas as pré-inscrições dos beneficiários do programa nos cursos do Senai.

• 4 de julho de 2024