‘E Agora? Um Rolé Digital’: inovando na abordagem de temas complexos com crianças e adolescentes

Publicado em 02/07/2024 - 15:25 | Atualizado em 02/07/2024 - 15:28
Alunos 'entram' nos personagens do jogo, que se envolvem em dilemas morais - Divulgação/Prefeitura

Em vez das tradicionais cartilhas destinadas aos jovens em idade escolar, estudantes das escolas públicas municipais passarão a contar com o projeto “E Agora? Um Rolé Digital”, uma espécie de game que utiliza narrativas digitais interativas para discutir cidadania, ética e proteção de dados de forma lúdica e engajadora. A plataforma combina jogo e história com as mecânicas dos RPGs e a estética dos quadrinhos e desenhos animados.

O projeto surgiu da necessidade da Secretaria Municipal de Integridade, Transparência e Proteção de Dados (SMIT) de produzir materiais e conteúdos sobre temas relativos à proteção de dados pessoais e à integridade para jovens. Discute ainda a ocorrência de episódios de violência nas escolas e como os alunos devem se comportar diante de ataques em redes sociais e grupos de bate-papo.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a MultiRio ficaram responsáveis pela gestão do projeto e pela produção dos materiais (roteiros e arte), além da programação e da hospedagem no portal MultiRio. O desenvolvimento ficou a cargo de um grupo composto por representantes da SMIT, da SME e da MultiRio.

Para participar, os alunos “entram” no corpo de simpáticos personagens que se envolvem em dilemas morais, com duas ou mais opções de ação. Todas as escolhas geram consequências, trazendo aspectos da vida real como os quais o jovem precisará se deparar à medida em que se desenvolve. As decisões tomadas ajudam a compreender o impacto das ações a longo prazo, de forma clara e concisa.

Para acessar a plataforma, basta entrar no endereço