GM-Rio capacita guardas para atuação no Grupamento de Operações Especiais

Publicado em 02/07/2024 - 15:12 | Atualizado em 02/07/2024 - 15:12
Onze guardas municipais se formaram para aturar no Grupamento de Operações Especiais - Robert Gomes/GM-Rio

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou na segunda-feira (1/7) a formatura de 11 guardas municipais no Estágio de Adaptação Operacional (EsAOp 1/2024), capacitação que habilita os agentes a atuarem no Grupamento de Operações Especiais (GOE). A solenidade de formatura foi realizada no salão nobre da GM-Rio, em São Cristóvão, e contou com a presença de gestores da instituição, autoridades e representantes de forças de segurança e defesa, além de familiares dos formandos.

O curso teve duração de 315 horas e ocorre no sistema de internato, combinando aulas teóricas e práticas em ambientes extremos, com grande exigência física e psicológica. Fazem parte do currículo do curso matérias essenciais para o desenvolvimento das atividades operacionais do grupamento, como instrumento de menor potencial ofensivo (IMPO), técnicas de combate corporal mistas, ações de controle de distúrbios (ACD), operações aquáticas, operações aéreas, operações em altura, entre outras.

– Foram cinco semanas de muita emoção, capacitação e aprendizado tantos dos alunos como do corpo de instrutores. Esses homens e mulher saíram da zona de conforto para entrar em um turbilhão e superaram todos os desafios que se apresentaram. Reforço o que já falei antes para eles, que honrem essa conquista, honrem sua unidade e a instituição – destacou o comandante do GOE, subinspetor Alex Abrantes, em mensagem aos formandos.

Durante a capacitação, os alunos do EsAOp ainda tiveram a oportunidade de participar de instruções especiais com órgãos parceiros, como o Grupamento Aeromóvel da PMERJ, Grupamento de ações Rápidas do Degase/RJ, Esquadrão anti-bombas da Core/PCERJ, Corpo de Bombeiros e Grupamento de Intervenções Táticas da Polícia Penal no Rio de Janeiro. Ainda foram realizadas atividades complementares de instrução com palestras e aulas sobre o gerenciamento de crises com o negociador do Bope e mentalidade de combate.

O GOE é uma das principais forças de pronta-resposta da GM-Rio para dar suporte a todas as demais unidades operacionais da instituição em situações de emergência e também está preparado para agir em casos de calamidade pública, salvamento e resgate, e no suporte às ações da Defesa Civil Municipal.

– Falar do GOE é muito fácil.A tropa que está sempre pronta e com exelência apoiando em todos os rincões dessa cidade. Os guardas do GOE têm espírito de corpo e sempre apresentam a vivacidade que a missão merece. Cada vez que formamos uma turma do GOE é a GM-Rio que se enobrece – concluiu o chefe de gabinete da GM-Rio, inspetor regional José Pedro Filho.

• 2 de julho de 2024