Prefeitura e Firjan SENAI assinam acordo de cooperação para oferta de 580 vagas em cursos gratuitos

Publicado em 21/06/2024 - 12:13 | Atualizado
Há 80 vagas destinadas a pessoas em situação de rua que fazem parte do programa Seguir em Frente - Roberto Moreyra/SMTE

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) assinou, na tarde de quinta-feira (20/6), um acordo de cooperação com a Firjan SENAI para o oferecimento de 580 vagas em cursos gratuitos aos trabalhadores cariocas. Em julho, começarão as aulas de formações valorizadas no mercado, como programador Back-End (cujas mensalidades chegam a custar mais de R$ 1 mil nas escolas privadas) e para editor de vídeo (que será oferecido com carga de 200 horas). Estes e outros 23 cursos serão oferecidos em diversas unidades da Firjan SENAI espalhadas por toda a cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite. Tudo de graça, e contemplando capacitações para os empregos verdes, como para instaladores de sistemas fotovoltaicos, que será dada na Firjan SENAI Tijuca.

– A retomada do processo de desenvolvimento nacional só vai ser construída quando tivermos a capacidade de reconstruir a indústria nacional. A gente precisa virar a chave da mão de obra desqualificada pela mão de obra qualificada, e isso só vai ser possível com investimentos massivos em capacitação e qualificação profissional – afirmou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes.

Das 580 vagas que serão abertas, 80 estarão destinadas aos beneficiários do Seguir em Frente, programa da Prefeitura do Rio de assistência à população em situação de rua. As inscrições para todas as vagas serão realizadas mediante encaminhamento das unidades da Central do Trabalhador administradas pela SMTE e presentes em sete bairros da cidade. Elas terão seu início anunciado nos próximos dias no Instagram da secretaria (@trabalha.rio).

Ana Cristina Monteiro Carvalho, gerente regional da Firjan, representou a instituição na solenidade de assinatura, e enfatizou que 60% do parque industrial do estado está no Rio.

– Nós acreditamos que a sociedade do Rio fortalece a indústria. O acordo técnico de cooperação oferece oportunidades de formação para levar educação profissional nos segmentos fortes do Rio, com foco na empregabilidade.

Também participaram, representando as secretarias de Saúde e de Assistência Social do Rio, respectivamente, o superintendente de Saúde Mental do Rio, Hugo Marques Fagundes, e o subsecretário de Assistência Social, Fábio Sá. As duas pastas também cooperam com o programa Seguir em Frente.

• 21 de junho de 2024