Procon Carioca e ANS promovem evento voltado para capacitação em saúde suplementar

Publicado em 04/06/2024 - 10:05 | Atualizado em 04/06/2024 - 11:16
O evento vai esclarecer aspectos da regulação de planos de saúde, baseados no Código de Defesa do Consumidor - Prefeitura do Rio

O Procon Carioca, órgão vinculado à Secretaria Especial de Cidadania da Prefeitura do Rio, participa nesta sexta-feira (7/6) da terceira edição do projeto “ANS com Você: Edição Procons” realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O encontro, uma parceria da ANS com o Procon carioca, será realizado no auditório da sede do instituto, no bairro do Estácio, e visa a capacitação das equipes que atuam na defesa do consumidor na área da saúde suplementar. A formação tem o objetivo de esclarecer aspectos da regulação de planos de saúde e auxiliar nos atendimentos que são realizados aos consumidores de planos de saúde.

– A saúde suplementar é um dos temas mais sensíveis a ser enfrentado pelos órgãos de defesa do consumidor, por isso a atualização dos técnicos deve ser constante.  A parceria entre o Procon Carioca e a ANS é muito importante, especialmente diante do aumento do número de reclamações registradas pelos consumidores. Questões envolvendo reajuste abusivo, negativa de cobertura e descumprimento dos prazos estabelecidos pela ANS são os problemas mais reclamados pelos consumidores de planos de saúde. Portanto, iniciativas como essas devem ocorrer de maneira permanente – afirmou a diretora-executiva do Procon Carioca, Renata Ruback.

Durante o encontro, técnicos da ANS vão atualizar os órgãos sobre as regras de contratação e utilização dos planos de saúde, a exemplo do que ocorreu na edição do ano passado.

– Temos buscado estreitar nossa parceria com os órgãos de defesa do consumidor ao longo do tempo. A edição de 2023 do “ANS com Você” foi muito produtiva, entendemos que há uma necessidade de manter esses treinamentos, porque a população tem no Procon uma referência. Então, é importante que todos os atendentes tenham conhecimento sobre as regras da saúde suplementar e possam auxiliar os consumidores da melhor forma – destacou a diretora de Fiscalização da ANS, Eliane Medeiros.

Registros de reclamações aumentam

No último ano, o Procon Carioca identificou um aumento de 86,5% nas reclamações registradas para o setor, quando comparadas com o ano anterior. Entre maio de 2022 e maio de 2023, apenas no consumidor.gov, foram registradas 1.407 reclamações. Já de maio de 2023 a maio deste ano, esse número já subiu para 2.624.

Os encontros do Projeto “ANS com Você” irão acontecer também em outras regiões do país.

• 4 de junho de 2024