Seop abre 250 inscrições para ambulantes que desejarem trabalhar em pontos fixos no carnaval

Publicado em 16/01/2024 - 14:03 | Atualizado
Agentes fiscalizam ambulantes - Fábio Costa / Seop

A Secretaria de Ordem Pública abre inscrições para os ambulantes que desejarem trabalhar em pontos fixos no entorno do sambódromo durante o período do carnaval 2024. Serão sorteadas 250 vagas, sendo 70 para regulares e 180 para o cadastro reserva. A grande novidade para esse ano é que, além de barracas, food trucks ou food bikes licenciados também poderão se inscrever online, neste LINK, até as 10h de quinta-feira (18/01). Será permitida apenas uma inscrição por pessoa para os pontos de barracas ou pessoa jurídica para os casos de food trucks ou food bikes.

– O Sambódromo é a grande atração do carnaval do Rio, além dos blocos de rua. Por isso, a Prefeitura todo ano habilita ambulantes para que trabalhem no entorno da Marquês de Sapucaí. Então, a gente reforça aqui o convite para que se inscrevam e participem do sorteio, para que a gente possa ter um carnaval com muita alegria, mas também com economia funcionando bem, as pessoas conseguindo vender e encontrar também uma forma de melhorar as suas rendas – afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

É proibida a inscrição de um mesmo auxiliar para mais de um ponto sorteado, sob pena de exclusão do candidato. Os inscritos deverão apresentar documentação, e a não apresentação dentro dos prazos previstos excluirá o candidato do sorteio. Outro detalhe importante é que o titular da autorização só pode contar com um único auxiliar e que poderá substituí-lo ou representá-lo no momento da ação de fiscalização.

A inclusão do auxiliar deverá ser realizada no momento da inscrição do titular, devendo observar as informações no sistema no ato da inscrição. Sendo impedida a sua substituição ou inclusão após a efetivação da inscrição. As autorizações serão concedidas para ambulantes, mediante sorteio e maiores de 18 anos. Todos os participantes precisam residir na cidade do Rio de Janeiro.

Divulgação dos nomes dos contemplados e escolha dos pontos

Os nomes dos sorteados serão divulgados na quinta-feira, a partir das 11h. A convocação, entrega de documentos e escolha dos pontos acontecerá na segunda-feira (22/01), às 10h e às 13h, conforme a ordem dos contemplados. Os ambulantes que ficaram no cadastro reserva devem comparecer no dia 23 deste mês, também em dois horários: às 10h e às 13h.

Todos os sorteados terão que participar presencialmente de palestras educativas na sede da Prefeitura. Todas as informações sobre as inscrições foram publicadas no Diário Oficial de sexta-feira (12/01). A Coordenadoria de Controle Urbano fica na Rua Ministro Hélio Beltrão 50, Estácio.

• 16 de janeiro de 2024