Superintendência de Informação, Inovação, Projetos, Pesquisa e Educação - SIPE

Um dos principais pilares da SUBVISA é a educação. Através dela pode-se transmitir transparência, conhecimento, credibilidade de forma a propagar positivamente as ações de prevenção contra os riscos higiênico-sanitários à saúde da população. A SIPE integra todas as coordenações da SUBVISA em projetos de inovação e modernização dos processos de trabalho. Sua equipe interage diretamente com o setor regulado e a população seja nas orientações dadas a população ou nas ações educativas ou ainda na produção de conteúdo nas redes sociais e matérias jornalísticas. Para que suas ações sejam executadas de forma efetiva a SIPE conta com suas gerências descritas a seguir.

Gerência de Comunicação

Responsável pela relação entre a instituição e seus públicos interno (colaboradores) e externo (donos e trabalhadores de estabelecimentos regulados, instituições que trabalham com a promoção da saúde no município e população em geral), em consonância com a legislação de acesso à informação. O objetivo é informar todos esses públicos sobre o direito aos serviços prestados pela Vigilância Sanitária municipal e a importância da promoção da saúde à qualidade de vida de toda a população.

Gerência de Inovação e Projetos

Responsável por desenvolver projetos e propostas de inovação de serviços e atividades da SUBVISA. A SIPE gerencia as atividades de estudos, pesquisas e desenvolvimento, nas diferentes áreas de atuação da Vigilância Sanitária, para a elaboração de projetos em parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais ou internacionais, que visem à consolidação da promoção da saúde pública no município do Rio de Janeiro. A Gerência de inovação conta com equipe especializada em atender ao setor regulado com o objetivo de esclarecer dúvidas a respeito de licenciamento sanitário, taxas e recursos.

Gerência de Educação

Responsável por gerenciar, supervisionar, promover e executar ações de informação e educação, acerca de temas relacionados à Vigilância Sanitária, em instituições de natureza pública ou privada e escolas do município. Através da Gerência de Educação e Pesquisa desenvolveu-se o Programa de Residência Uniprofissional em Saúde – Área de concentração Vigilância Sanitária com início em março de 2017. Esta gerência conta ainda com equipes multidisciplinares voltadas a capacitação de trabalhadores e gestores dos segmentos de alimentos, saúde e zoonoses no que tange a capacitação profissional através de cursos presenciais gratuitos, palestras e eventos.

Centro de Estudos

O centro de estudos da Subvisa tem como funções a promoção de estudos e pesquisas; o estímulo do intercâmbio técnico, científico e cultural entre as instituições municipais relacionadas à saúde; o incentivo de trabalhos científicos; o gerenciamento de estágios na área de atuação e a proposta de projetos experimentais em desenvolvimento de recursos humanos que contribuam para a qualificação do aperfeiçoamento profissional.