Secretaria Municipal de Fazenda - SMF

Regularização de Recolhimentos

 

Restituição de Indébitos Fiscais (Duplicidade de pagamento/Pagamento a maior)

O contribuinte deverá protocolar processo específico.

 

Procedimento:

 

Compareça a um dos Serviços de Atendimento Descentralizado (ver Postos de Atendimento do IPTU).

 

Observação: O formulário para abertura do processo, bem como a DECLARAÇÃO DE EXTRAVIO e o modelo constante do Anexo 1 da Resolução Conjunta SMF/CGM nº150/2009 estão disponíveis nos Postos de Atendimento do IPTU.

 


 

ALEGAÇÃO DE PAGAMENTO

 

Informações

 

Caberá a alegação de pagamento por parte do contribuinte nos casos em que o recolhimento da cota não se encontre apropriado junto ao Sistema Informatizado do IPTU.

 

Diversas situações podem ocasionar a não apropriação do pagamento, dentre elas podemos citar:

 

  1. Quando o contribuinte efetua o pagamento e o Banco não repassa para a Prefeitura o valor arrecadado;

     

  2. Quando o contribuinte efetua o pagamento, o Banco repassa normalmente e o Sistema de Arrecadação o inclui em outra inscrição;

     

  3. Quando o contribuinte efetua o pagamento, o Banco repassa normalmente, entretanto, existem dois recolhimentos com duplicidade nas informações e devido a uma crítica do Sistema do IPTU, um deles fica bloqueado no Sistema de Arrecadação com o status DUPLICIDADE;

     

  4. Quando o contribuinte efetua o pagamento, o Banco repassa normalmente e o Sistema de Arrecadação critica pela divergência nas informações, classificando o mesmo com o status CANDIDATO.

     

 

Procedimento

 

O contribuinte poderá levar a cópia do comprovante de recolhimento a qualquer posto de atendimento do IPTU que encaminhará à Divisão de Cobrança onde será feita a verificação junto ao Sistema de Arrecadação da Prefeitura.

 

Caso seja localizado o pagamento, o mesmo será regularizado no Sistema Informatizado do IPTU através de processo genérico autuado para esse fim; caso contrário, será autuado de ofício um processo específico de alegação de pagamento a fim de consultar a agência bancária arrecadadora acerca do repasse da importância por ela recebida.

 

Observação: Cabe ressaltar que não serve como comprovação de pagamento o protocolo de agendamento emitido pelos caixas-eletrônicos, devendo o contribuinte, neste caso, providenciar cópia do extrato bancário.

 


 

TRANSPOSIÇÃO DE PAGAMENTO

 

Informações

 

Nos casos em que o Contribuinte tenha sido induzido ao pagamento de IPTU e/ou TCL (Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo), para inscrição diferente daquela relativa à sua unidade imobiliária em decorrência de:

 

  • Duplicidade de Inscrição;

     

  • Duplicidade de Logradouro;

     

  • Erro na identificação do Sujeito Passivo;

     

  • Erro na determinação do endereço da propriedade ou do destinatário do carnê;

     

  • Erro na Montagem do Carnê do Recolhimento;

     

 

 

Ou ainda, nos casos em que ocorre o erro do contribuinte que espontaneamente efetua o pagamento em outra inscrição.

 

Procedimento

 

O contribuinte deverá protocolar processo específico. Acesse formulários. (ver Postos de Atendimento do IPTU).



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