Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

14/02/2019 00:15:00

No ano passado, as escolas municipais do Rio ganharam 55 medalhas

Estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional. Estes são alguns dos objetivos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) que, em sua 15ª edição, está com inscrições abertas até o próximo dia 15/3. Unidades escolares da Rede Municipal de Ensino do Rio que atendam a turmas do 6º ao 9º ano podem fazer o seu cadastro e começar a preparação de seus estudantes para a maior maratona de matemática e lógica que é realizada entre as escolas públicas do país. Alunos de Ensino de Jovens e Adultos também podem participar. No ano passado, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

Em 2018, as escolas municipais do Rio foram agraciadas com 55 medalhas, entre ouro, prata e bronze. A Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação e apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Os alunos das escolas com melhor desempenho serão premiados, tradicionalmente, com as medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa. Os medalhistas serão convidados para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. Os professores também serão premiados.

Calendário

As provas da 1ª fase da Olimpíada acontecem no dia 21 de maio. As escolas deverão remeter os cartões-resposta para o site da Obmep, de 22 de maio a 4 de junho.

Os classificados para a 2ª fase terão seus nomes divulgados no dia 5 de julho. A prova ocorrerá no dia 28 de setembro. Os premiados na Obmep poderão conferir o resultado final no dia 3 de dezembro.

Para mais informações, acesse o regulamento da Obmep aqui.

Faça aqui a inscrição da sua escola.

56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_

Todas as Notícias

Veja as últimas notícias

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110