Censo de Infraestrutura apontará caminho de modernização das escolas

02/03/2017 12:11:00

Começaram a chegar os resultados da pesquisa de reconhecimento das condições de infraestrutura das unidades escolares que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer.

Com a consulta aos diretores das escolas, o secretário municipal de Educação, Esportes e Lazer, César Benjamin, quer reunir informações importantes para a elaboração de um plano de reforma e modernização dos prédios que abrigam as unidades de ensino, com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos.

A Secretaria quer fazer um diagnóstico das condições das 1537 escolas do município e elaborar o primeiro Censo de Infraestrutura Escolar, com base nas respostas dos diretores aos questionários enviados no início de fevereiro.

Vistorias do programa Conservando Escolas, realizadas pela Riourbe em 2014 e 2015, e relatórios das coordenadorias Regionais de Educação (CREs) apontaram que, pelo menos, 236 escolas necessitam de cuidados urgentes. Já o Tribunal de Contas do Município (TCM) diagnosticou que 84 unidades estão em condições precárias.

O secretário espera que os diretores das unidades compartilhem informações suficientes para iniciar o trabalho de manutenção e adequação dos prédios que abrigam as escolas. O resultado da pesquisa ajudará as equipes de acompanhamento a construir um diagnóstico mais preciso e consequente plano de reformas de modernização e adequação dos espaços físicos dessas unidades.

Não é tarefa fácil cuidar de mais de 1500 unidades escolares, tampouco investir em sua modernização. Mas a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer não vai medir esforços para levar adiante este trabalho, convicta de que ele contribuirá para a melhoria da aprendizagem dos seus 650 mil alunos e para a superação do analfabetismo nos próximos anos.

56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110