Prefeitura do Rio convoca novos 1.652 Professores Adjuntos de Educação Infantil

19/10/2019 10:51:00

Desde o início do atual Governo, 6.802 profissionais foram contratados pela SME

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou a convocação de 1.652 Professores Adjuntos de Educação Infantil aprovados em concurso realizado em março de 2019 para integrar a Rede Municipal de Ensino. A partir de terça-feira (dia 22/10), os aprovados começam a comparecer à sede da Secretaria Municipal de Educação para iniciar os trâmites para procedimento de posse. A expectativa é que os profissionais iniciem o atendimento junto aos alunos já em novembro.

Em quase três anos de gestão, Crivella tem priorizado a área da Educação, principalmente em relação à contratação de servidores públicos. Desde o início de 2017, foram convocados 4.528 professores, além de 2.274 Agentes de Apoio à Educação Especial, totalizando mais 6.802 profissionais no quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

- Estamos fortalecendo cada vez o atendimento aos alunos e aos profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Nosso objetivo é oferecer um serviço de excelência e estamos criando as condições adequadas para alcançar a meta e dar o melhor suporte para a maior rede municipal de alunos, com cerca de 650 mil crianças em 1.540 unidades escolares – comentou a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane.

O cargo de Professor Adjunto de Educação Infantil foi criado na atual gestão e é de extrema importância para a Secretaria Municipal de Educação. Com 63.618 alunos matriculados em idade de creche, na faixa etária de 6 meses a 3 anos e 11 meses, as turmas de berçário e maternal são atendidas por professores de Educação Infantil, que já atuam nas creches municipais e Espaços de Desenvolvimento Infantil da Prefeitura do Rio, e agora contarão com o reforço destes novos professores adjuntos de Educação Infantil.

A criação do cargo de Professor Adjunto de Educação Infantil representa um grande avanço, permitindo à SME ter exclusivamente servidores estatutários atendendo diretamente essas crianças. Além disso, o novo cargo, por pertencer ao quadro de pessoal do Magistério, com exigência de escolaridade mínima em curso médio e modalidade Normal, atende plenamente às exigências previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.

56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110