Alunos de escolas municipais participarão dos Jogos do Comitê Olímpico Nacional Italiano

25/08/2014 15:59:00

Estudantes da Prefeitura do Rio de Janeiro que brilham nas aulas de judô e atletismo de 10 unidades escolares da rede municipal vão mostrar o seu talento no próximo dia 11/10, sexta-feira, na Vila Olímpica Nilton Santos, Ilha do Governador. Das 8h às 15h, acontecerá a 29ª edição dos Jogos da Juventude do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), ação desportiva que visa promover o desenvolvimento esportivo de jovens de 10 a 14 anos, reforçando, através do esporte da cultura, os laços de amizade que unem Brasil e Itália. Além da distribuição de medalhas para os atletas de todas as categorias, haverá ações educativas e de integração cultural, como a apresentação de danças típicas italianas e um espetáculo musical. Neste ano, os Jogos da Juventude são promovidos pelo Coni em parceria com a Coordenação de Projetos de Extensão Curricular da Secretaria Municipal de Educação, a Subsecretaria de Esportes e Lazer da Casa Civil e o Sesc Ramos.

A edição 2019 contará com cerca de 700 alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais olímpicas cariocas de todas as regiões da cidade: Nelson Prudêncio, na Ilha; Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa; Félix Mieli Venerando, no Caju; Doutor Sócrates, em Pedra de Guaratiba; Nicarágua, em Realengo; Cândido Portinari, em Pitangueiras; Alberto de Oliveira, Galeão; Albeilard Feijó, em Cacuia; Conjunto Praia da Bandeira, na Praia da Bandeira e o Ciep João Mangabeira, nos Bancários. Também participam outras instituições, como Sesc Ramos; Liga da Boa Vontade (LBV); Colégio Vasco da Gama, do clube de futebol e o Centro Educacional Santa Mônica.

Os participantes do atletismo irão competir em três categorias. No sub 12, os atletas irão correr 50 metros rasos na modalidade feminina e masculina e realizar o salto em distância. Os meninos e meninas da categoria sub 14 irão correr 75 metros rasos e executar o salto em altura, salto em distância e arremesso de peso. Já na categoria sub 16, há modalidades masculinas e femininas para 100 metros rasos, salto em distância e arremesso de peso. Os judocas irão competir em quatro categorias, definidas pelo peso do atleta: sub 13 masculino e feminino e sub 15 masculino e feminino. Ao final do evento, os participantes irão receber medalhas. Para o delegado do Coni, Alfredo Apicella, o incentivo ao esporte é necessário para o desenvolvimento dos jovens.

— Na Itália, Brasil ou qualquer outro país do mundo a prática desportiva é importante para o crescimento pessoal e união entre os povos. Essas crianças que irão aos Jogos Estudantis já são campeãs e vão fazer bonito – destaca Alfredo.

56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110