SME entrega convites do Rock in Rio para alunos que venceram concurso de redação

27/09/2019 11:30:00

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, entregaram nesta quinta-feira, 26/9, convites do Rock in Rio a alunos de escolas municipais vencedores do concurso de redação "Meu encontro com a música", realizado pela Secretaria Municipal de Educação. Cada um dos 239 estudantes premiados e dos 11 professores orientadores das melhores redações ganhou uma entrada com direito a acompanhante. A iniciativa foi uma parceria com a organização do festival, que começa nesta sexta-feira e terá sete dias de duração (27 a 29 de setembro e 3 a 6 de outubro).

A entrega foi feita no Palácio da Cidade, em Botafogo, aos autores das melhores redações de cada uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), que representaram todos os demais. O campeão do concurso, Rafael Silva Baptista, 15 anos, da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso, na Praça Mauá, leu a redação vencedora durante a solenidade.

- Rafael falou sobre desigualdade em sua redação de duas folhas, que nos deu uma grande lição. Realmente, a desigualdade é o grande problema do nosso país. Mas vamos vencer isso. Que nossas escolas sejam um templo de solidariedade, onde seja execrado qualquer tipo de discriminação. E que nas nossas escolas se construa um novo carioca - destacou Crivella.

O concurso foi realizado em agosto e setembro com alunos do 9° ano da rede. Na redação, os estudantes tinham que fazer uma reflexão sobre sua relação com a música e sua percepção de mundo. As escolas selecionaram um texto por unidade e enviaram para suas respectivas CREs. Após avaliação das Gerências de Educação das CREs, por critérios como clareza, coesão, coerência e originalidade, foram ranqueadas as melhores redações de cada uma das coordenadorias.

- Espero que seja o primeiro de muitos prêmios. Parei minha vida por uma semana e me dediquei a fazer essa redação. Escrever sempre foi minha paixão - contou Rafael, de 15 anos, que sonha ser jornalista e músico.

Um dos trechos da redação vencedora, de autoria do aluno Rafael, diz: "Meu encontro com a música já vem desde que eu era pequeno, bem pequeno mesmo; quando minha mãe cantava sambas em palcos de diversos bairros da Baixada e da Zona Norte. Morávamos em Anchieta e a situação não era nada fácil, mas vendo a pessoa que me deu a vida, cantando para poder me dar um futuro melhor, aprendi a "viver e não ter vergonha de ser feliz". Ter a consciência de que tudo irá melhorar e poder repetir que a "vida, é bonita é bonita e é bonita".

Para a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, a alta qualidade do texto do primeiro colocado do concurso é um "reconhecimento à capacidade dos nossos alunos e à excelência de nossos professores e outros profissionais da rede municipal".

Mariana Pereira, também de 15 anos, da Escola Municipal República do Peru, no Méier, estava eufórica. Com o reconhecimento pela redação que compôs (ficou em segundo lugar no geral) e pela alegria de poder assistir ao show do cantor Jon Bon Jovi, uma das atrações do próximo domingo no festival.

- Era o maior sonho da minha vida ir ao Rock In Rio - disse a adolescente, que quer ser artista e canta numa banda com colegas de escola.

Tainara de Paula, de 16 anos, da Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera, em Irajá, ficou em terceiro lugar geral. Assim como os demais, ela ganhou ingressos para os shows de domingo, 29 de setembro.

56_INSTANCE_en5I 56_INSTANCE_en5I p_p_id_56_INSTANCE_en5I_

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110