GESTÃO DE SALA DE AULA: OS BASTIDORES

24/06/2019 11:54:00

A Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SME), representada pela Escola de Formação Paulo Freire (EPF) através da Gerência de Formação Continuada do Professor Regente (GFCPR), está promovendo o curso semipresencial: Gestão da Sala de Aula versão 1.0 em caráter experimental, com intensa participação e colaboração dos cursistas.

O curso Gestão da Sala de Aula é o primeiro curso do Programa de Formação Continuada do Professor Regente do Município do Rio de Janeiro a ser disponibilizado. Esse curso pertence à grade curricular da Escola de Formação Paulo Freire e será disponibilizado semestralmente, visando a alcançar o maior número possível de professores.

O primeiro encontro presencial contou com as boas-vindas do Diretor da escola, Professor Márcio da Costa e da gerente da GFCPR, Luciana Cortes. Os cursistas realizaram atividades práticas sobre os conteúdos abordados nas aulas 1 e 2, cujas temáticas compreendem, respectivamente, a apresentação do curso e a gestão do tempo. Nesse período de estudos foram apresentadas aos professores tecnologias que podem auxiliá-los a gerir o tempo de forma hábil, tornando as aulas mais proveitosas. Além disso, os cursistas foram convidados a avaliar a primeira aula presencial. No momento, eles estão cursando as aulas 3 e 4, que abordam, respectivamente, a gestão do espaço e da rotina acadêmica na plataforma EADEPF e já participaram de dois encontros presenciais.

A metodologia do Programa de Formação Continuada do Professor Regente prevê uma "meta-aula", isto é, as estratégias ensinadas aos cursistas, para serem aplicadas em suas salas, são as utilizadas nas aulas presenciais. Outra característica importante é uma constante interação entre as avaliações e sugestões dos cursistas e a dinâmica de aprimoramento do curso. Note-se que essa metodologia prevê, também, o uso de tecnologias para o aprimoramento das aulas.

A partir da avaliação da primeira aula feita pelos cursistas, os professores da equipe GFCPR fizeram ajustes para a segunda aula presencial. Com o objetivo demostrar quais itens foram mais relevantes nessa avaliação, foi apresentada uma nuvem de palavras.

Nuvem de Palavras "O que eu saio sabendo". Parte da avaliação realizada pelos cursistas

O mesmo recurso foi utilizado em uma das tarefas, em que os cursistas deveriam listar o que mais os atrapalha na rotina acadêmica. Os dois polos estiveram realizando a atividade ao mesmo tempo, o que evidencia a coerência da equipe GFCPR com o planejamento prévio, detalhado e criterioso, tema da aula 6 – Planejamento da Aula – que será disponibilizada na plataforma EADEPF, também um dos temas do terceiro encontro presencial.

Foto das Nuvens de Palavras resultantes de uma das tarefas da segunda aula presencial. A nuvem azul é a nuvem do polo Zona Oeste e a nuvem roxa é a nuvem do polo Centro.

Esperamos que este curso reverta em uma excelente oportunidade para todos os cursistas refletirem sobre suas práticas, se identificarem com os desafios enfrentados na gestão de sala de aula e ampliarem seu repertório de estratégias para o desenvolvimento de aulas de qualidade para nossos alunos. Além disso, pretendemos que o curso Gestão da Sala de Aula esteja sempre em aprimoramento com intensa participação e colaboração dos cursistas.

Fotos da segunda aula presencial nos polos Zona Oeste e Centro

56_INSTANCE_qk3I 56_INSTANCE_qk3I p_p_id_56_INSTANCE_qk3I_

Todas as Notícias

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110