A ESCOLA DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE NO X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE POLÍTICAS CULTURAIS

29/05/2019 14:01:00

No mês de maio, a Escola de Formação Paulo Freire (EPF), representada pela Gerência de Fomento à Pesquisa e Avaliação Externa (GFPAE), participou da 10ª edição do Seminário Internacional de Políticas Culturais na Fundação Casa de Rui Barbosa em Botafogo, no Rio de Janeiro. A Casa de Rui Barbosa possui um acervo cultural com documentos oficiais que datam desde 1958 e tem como finalidade o desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino. O Seminário objetivou a apresentação e discussão de estudos que promovam a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais profissionais que atuem ou tenham interesse na área de políticas culturais.

A GFPAE representando a EPF no X Seminário Internacional de Políticas Culturais

A participação da GFPAE no Seminário foi registrada com a publicação do artigo intitulado "O CLUBE DE JOVENS CIENTISTAS: O QUE PODEMOS FALAR SOBRE A EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE ALUNOS, DOCENTES E RESPONSÁVEIS?", colaborando com a mesa redonda Museus e Formação de Público. O trabalho apresentado pela Assistente II, Danielle Moura relacionou a experiência bem sucedida do projeto de extensão desenvolvido na rede com a educação museal, em colaboração com o Museu Nacional/UFRJ.

A parceria firmada entre a SME e o Museu Nacional a partir da GFPAE também foi tema do artigo "O CLUBE DE JOVENS CIENTISTAS DO MUSEU NACIONAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA COLABORAÇÃO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (RJ) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CULTURAL", contribuindo para a mesa através da apresentação da pesquisadora Andrea Costa (SAE/MN-UFRJ, DEPM/UNIRIO, PPGEdu/UNIRIO) e Josiane Cescon, membro da GFPAE. Esse trabalho relatou o sucesso da parceria entre Museu e escola, sob a perspectiva da gestão e envolvimento dos diferentes setores educacionais. Outros grupos de pesquisa também se apresentaram, possibilitando uma rica e interessante discussão sobre a importância dos museus para os mais variados públicos.

Uma vez que duas das atribuições da gerência são realizar avaliações de projetos de pesquisa e promover parcerias, a gerência vem buscando realizar produções acadêmicas, pois acredita que a escrita de artigos científicos é uma forma de proporcionar e alavancar o saber científico na Rede Municipal. Para maiores informações sobre o acervo da Casa de Rui Barbosa, acesse AQUI.

56_INSTANCE_qk3I 56_INSTANCE_qk3I p_p_id_56_INSTANCE_qk3I_

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110