FELIZ ANIVERSÁRIO, EPF!

06/05/2019 16:40:00

A Escola de Formação Paulo Freire (EPF) completa sete anos no dia 09 de maio, celebrando sua atuação na área de formação e valorização dos professores e demais servidores da Secretaria Municipal de Educação do RJ.

Conheça um pedaço da nossa história:

A EPF está localizada em um casarão histórico no Centro do Rio de Janeiro, construído em 1877, com o nome de Escolas Primárias da Freguesia de Sant'Anna. Em 1915 teve seu nome modificado para Escola Rivadávia Corrêa, abrigando a 2ª Escola Profissional Feminina, onde aconteciam oficinas de corte, confecções de chapéus e flores, espartilhos, datilografia e culinária.

No final dos anos 20 foi erguido um prédio anexo de cinco pavimentos e, em 1998, a Escola Municipal Rivadávia Corrêa passou a funcionar somente no prédio anexo, iniciando-se, então, a restauração da edificação do século XIX.

A partir de 2002, após a restauração, o casarão tornou-se a sede do Centro de Referência da Educação da Escola Pública da Cidade do Rio de Janeiro. Em 9 de maio de 2012 foi criada a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e o Centro de Referência da Educação Pública passou a integrar a estrutura organizacional da escola de formação.

Em janeiro de 2019, a Escola passa a se chamar Escola de Formação Paulo Freire, estando a mudança do nome relacionada à ampliação de seu campo de atuação, agora, com ações que não se restringem mais aos professores, mas estendem-se para os demais servidores da educação do Município do RJ.

Para cumprir com suas atribuições, a EPF é formada, atualmente, por um gabinete e seis gerências, sendo elas: (1) Gerência de Formação Inicial; (2) Gerência de Formação Continuada do Professor Regente; (3) Gerência de Formação Continuada da Equipe Gestora; (4) Gerência de Fomento à Pesquisa e Avaliação Externa (5) Gerência de Ensino a Distância e o (6) Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira (CREP – AT).

Durante esta semana especial, cada Gerência contará um pouco da sua história ao longo desses 7 anos. Não percam!

56_INSTANCE_qk3I 56_INSTANCE_qk3I p_p_id_56_INSTANCE_qk3I_

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110