PUC por um semestre

18/05/2018 16:01:00

Conhecendo a importância de vivências prévias na escolha dos alunos por uma carreira profissional, a Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), a cada semestre, abre suas portas para receber alunos matriculados no Ensino Médio (preferencialmente da primeira e segunda séries) em diversas escolas da rede privada e pública da cidade do Rio de Janeiro.

Essa é uma ação coordenada pelo Programa de integração Universidade, Escola e Sociedade (PIUES) com o objetivo de que os estudantes participem do projeto "PUC por um semestre".

Diante do fato de que as novas bases curriculares para o Ensino Médio estão em ampla discussão e que as mesmas trarão a novidade da escolha profissional antecipada (logo após a 1ª série), a Gerência de Fomento à Pesquisa viu a necessidade de que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do PEJA tivessem acesso à informação sobre oportunidades profissionais.

Para tal, apresentamos ao responsável pelo PIUES essa demanda, solicitando a possibilidade de participação dos nossos alunos. A ideia foi acolhida da melhor forma e, neste semestre, 2018-1, o PIUES, pela primeira vez, recebeu alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do PEJA da Rede Municipal do Rio de Janeiro (SME/RJ). Por tratar-se de um projeto piloto, foram oferecidas 23 bolsas de estudo.

Durante o período de três meses, os 23 discentes selecionados participarão de um curso de introdução à graduação, cujas aulas acontecem uma vez por semana, nas modalidades a seguir: Introdução à Engenharia Civil, Introdução à Engenharia Ambiental, Introdução à Matemática com Tecnologia e Introdução à Letras.

Um dos principais objetivos do projeto é unir a abordagem mão-na-massa (aprendizado a partir da resolução de problemas concretos) a uma visão empreendedora mediante a execução de projetos em regime de equipe. No contexto, busca-se identificar o conhecimento prévio do curso que o aluno pretende seguir, desmistificando o ambiente universitário e fornecendo conhecimento do mercado de trabalho, entre outros.

As aulas foram iniciadas em fevereiro e o feedback dos diretores das escolas envolvidas está sendo muito positivo. Os mesmos afirmam que os alunos estão muito interessados e envolvidos nas aulas que acontecem na PUC-Rio. Nas atividades escolares, o impacto positivo também tem sido observado. Em relação às habilidades socioemocionais, tem sido relatado que os alunos participantes adquiriram maior autoestima, favorecendo a transformação de suas visões de futuro e estimulando-os a agir como multiplicadores na escola, contagiando outros alunos.

56_INSTANCE_qk3I 56_INSTANCE_qk3I p_p_id_56_INSTANCE_qk3I_

Todas as Notícias

Mostrando 1 - 4 de 160 resultados.
Itens por página 4
de 40
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110