CULMINÂNCIA DO CURSO GESTÃO DE SALA DE AULA

30/09/2019 11:56:00

A Secretaria Municipal do Rio de Janeiro (SME), representada pela Escola de Formação Paulo Freire (E/EPF) por meio da Gerência de Formação Continuada do Professor Regente (GFCPR), promoveu o curso semipresencial: Gestão da Sala de Aula versão 1.0 em caráter experimental, com auxílio e intensa participação e colaboração dos cursistas. No dia 17 de setembro de 2019 foi realizada a culminância e a entrega dos certificados para os cursistas.

Nessa culminância, foi possível relembrar todo o percurso do curso, que foi marcado pela diversidade, pelas trocas, pelos laços e, principalmente, pela experiência de tentar aplicar tudo o que foi aprendido. Durante esses 5 meses, foram confeccionadas diversas nuvens de palavras e fornecidos muitos feedbacks positivos. Surgiram repórteres, monitores de recurso, ferramentas e metodologias.

Foram apresentadas, discutidas e aplicadas organizações de sala em U e com cadeiras inexistentes. Foram realizados muitos trabalhos em grupo. Os conflitos puderam ser vistos pela ótica da disciplina positiva e da motivação e, ainda, houve um toque “gamificado”. Todos nós aprendemos: mediadores, colaboradores e cursistas. Como anunciado, as turmas foram experimentais e o curso foi construído pelos cursistas, a partir de seus feedbacks e de suas vivências.

O curso Gestão da Sala de Aula foi o primeiro do Programa de Formação Continuada do Professor Regente do Município do Rio de Janeiro a ser disponibilizado. Esse curso pertence à grade curricular da Escola de Formação Paulo Freire e será disponibilizado uma vez ao ano, visando a alcançar o maior número possível de professores.

Desejamos que este curso tenha sido uma excelente oportunidade para todos os cursistas refletirem sobre suas práticas, reconhecerem-se nos desafios enfrentados na gestão de sala de aula e ampliarem seu repertório de estratégias para o desenvolvimento de aulas de qualidade para nossos alunos. Além disso, desejamos que as próximas versões do curso Gestão da Sala de Aula contem com a mesma intensa participação e colaboração dos cursistas.
Apresentamos algumas fotos do dia da culminância e depoimentos dos professores cursistas.

Culminância do Curso Gestão da Sala de Aula

56_INSTANCE_qk3I 56_INSTANCE_qk3I p_p_id_56_INSTANCE_qk3I_

Todas as Notícias

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Sede: Rua Afonso Cavalcanti, 455 - Cidade Nova - 20211-110