Jogo entre Flamengo e LDU no Maracanã terá esquema especial de trânsito

Publicado em 11/03/2019 - 17:36 | Atualizado em 13/03/2019 - 16:03
Fachada do MaracanãFoto: Divulgação/Riotur

O estádio do Maracanã recebe, nesta quarta-feira (13/03), a partir das 21h30, o jogo Flamengo x LDU, pela Copa Libertadores. Para atender o movimento de público esperado e minimizar os impactos no trânsito, a CET-Rio montou um esquema de tráfego especial para essa partida. A operação de trânsito contará com 102 homens, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e equipes de apoio. Também serão utilizados 12 veículos operacionais e 14 motocicletas. As equipes trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios durante o evento.

Painéis de mensagens variáveis informarão horários dos fechamentos e as rotas alternativas

Serão utilizados ainda oito painéis de mensagens variáveis móveis e fixos que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e as rotas alternativas. Planos semafóricos especiais serão implantados para garantir a fluidez e o Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento de toda a área do evento com 68 câmeras. Isso permitirá que os técnicos da CET-Rio implantem ajustes na programação dos semáforos, se necessário.

Não é recomendada a utilização de automóvel particular

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento. Por isso, não é recomendada a utilização de automóvel particular. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) vai atuar com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento. A operação terá como finalidade reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais. Além disso, cinco reboques da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum veículo na região.

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

A partir das 19h15

• Av. Maracanã, ambos os sentidos, entre Radial Oeste e Rua São Francisco Xavier;
  • Rua Eurico Rabelo;
  • Rua Visconde de Itamarati, entre Rua Eurico Rabelo e Rua São Francisco Xavier;
  • Rua Isidro de Figueiredo;
  • Rua Arthur Menezes;
  • Rua Conselheiro Olegário;
  • Viaduto Oduvaldo Cozzi.
Mapa da região do Maracanã
Foto: Divulgação/SMTR

A partir das 23h30

• Rua Professor Manoel de Abreu, sentido Radial Oeste, a partir da Rua Dona Zulmira;

ROTAS ALTERNATIVAS

Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:

Provenientes do Centro e Zona Sul

• Para Tijuca, utilizar rota da Paulo de Frontin e Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
  • Para Vila Isabel e Grajaú utilizar rotas acima e em seguida Rua Major Ávila e Rua Felipe Camarão.
  • Para região do Grande Méier, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno

• Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota Conde de Bonfim – Haddock Lobo

Provenientes do Grande Méier

• Para Centro e Zona Sul, utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói

MORADORES DO ENTORNO

Mapa da região do Maracanã
Foto: Divulgação/SMTR

O acesso de veículos dos moradores do entorno imediato do Maracanã – ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário, será feito acessando a Av. Paula Sousa e Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

Devido ao grande número de pedestres na área bloqueada é solicitado aos moradores que, sendo possível, ajustem os horários de seus deslocamentos, evitando circular de carro nos horários das interdições.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES

• Utilizar transporte público (Metrô e Trem) para chegada e saída do evento;
  • Táxis, vans e veículos não credenciados não passarão pelos bloqueios;
  • Deve-se evitar circular no entorno do Maracanã a partir das 18h;
  • Moradores deverão portar comprovante de residência.