Trem da Prevenção parte em viagem para falar de saúde

Publicado em 25/02/2019 - 10:46 | Atualizado
  • Início/
  • /
  • Trem da Prevenção parte em viagem para falar de saúde
Trem da Prevenção levando informações sobre combate às arboviroses, prevenção da Aids e infecções sexualmente transmissíveisTrem da Prevenção levando informações sobre combate às arboviroses, prevenção da Aids e infecções sexualmente transmissíveis

Ação conjunta com a SuperVia visa orientar sobre prevenção de doenças

Atenção, passageiros com destino à saúde: o Trem da Prevenção já vai partir. A tradicional ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acontece pelo 9º ano e visa conscientizar e alertar sobre a importância do combate às arboviroses, prevenção da Aids e infecções sexualmente transmissíveis (IST), principalmente durante os dias de carnaval. O trem da Prevenção sai da estação Engenho de Dentro às 11h rumo à Central do Brasil  na próxima quarta-feira (27/02). O projeto tem a parceria da SuperVia.
Trem da Prevenção levando informações sobre combate às arboviroses, prevenção da Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis

As atividades da SMS junto à população começam mais cedo, às 9h. Em estandes montados na estação Engenho de Dentro, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da região do Grande Méier farão atividades  e distribuirão material informativo sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, além da distribuição de preservativos e aferição de pressão arterial.

Na chegada à estação Central do Brasil, os passageiros também receberão orientação da equipes de saúde de unidades da SMS na região do Centro, sobre prevenção das arboviroses e IST. Integrantes do Grupo Pela Vidda farão testagem rápida de HIV e vão tirar dúvidas sobre sobre IST/Aids. Nas duas estações, equipes da Subsecretaria de Políticas para a Mulher, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, estarão prontos para dar informações sobre proteção contra assédio.
Para animar a viagem do Trem da Prevenção, o bloco da prevenção, formado por integrantes do Grupo Pela Vidda, das equipes de educadores em saúde dos centros municipais de saúde Milton Fontes Magarão e Eduardo Araújo Vilhena Leite, do Programa Academia Carioca, do Grupo Chegando de Surpresa da Comlurb, e também da Subsecretaria de Políticas para a Mulher farão atividades lúdicas para orientar os passageiros sobre a necessidade de proteção o ano todo e mais ainda nos dias de folia.
  • 25 de fevereiro de 2019