Mutirão realiza 158 cirurgias de hérnia em novembro

Publicado em 03/12/2019 - 12:22 | Atualizado
  • Início/
  • Mutirão realiza 158 cirurgias de hérnia em novembro
Serão mantidos apenas procedimentos de emergência, e para tratamento de câncer e problemas no coraçãoSerão mantidos apenas procedimentos de emergência, e para tratamento de câncer e problemas no coração. Foto; Mariana Ramos / Prefeitura Rio

O mutirão de cirurgias de hérnias da Prefeitura do Rio foi um sucesso em novembro. Em apenas 11 dias, 158 pessoas foram beneficiadas. O mutirão é o sexto realizado pela SMS desde o início do governo Marcelo Crivella, com objetivo de dar vazão aos procedimentos com maiores demandas no Sistema de Regulação do Município, o SISREG. O mutirão continua nos próximos sábados e em terceiro turno, conforme planejamento de cada unidade, com meta de fazer 320 cirurgias por mês.

No total, são cinco hospitais da rede municipal que realizam as cirurgias de hérnia, em crianças e em adultos: Jesus, Nossa Senhora do Loreto, Ronaldo Gazolla, Piedade e Francisco da Silva Telles. De 2017 até agora, a rede SUS no município realizou mais de 16 mil cirurgias de hérnia agendadas pelo SISREG, sendo 3.699 somente no Corujão Carioca, um dos cinco mutirões realizados anteriormente pela SMS. Desde o início da atual gestão, já foram realizados cinco mutirões cirúrgicos: ortopedia, catarata, corujão carioca, de filas internas e otoplastia, nos quais mais de 30 mil pacientes foram beneficiados. De 2017 até setembro deste ano, foram feitas 270 mil cirurgias em toda rede municipal.

Mais sobre os outros mutirões:

OTOPLASTIA

Cirurgia realizada em pessoas com a conhecida “orelha de abano” e que tenham o desejo de fazer a correção. Lançado no fim de março, o mutirão realizou 230 operações em três hospitais da rede municipal: Jesus, Barata Ribeiro e Nossa Senhora do Loreto.

Período do mutirão: Março a Junho de 2019

CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

O mutirão de cirurgias ortopédicas aconteceu em 13 etapas, de janeiro a abril de 2019, e operou 1.020 pessoas. A ação aconteceu sempre aos sábados e domingos e foi realizada por equipes extras ao plantão, sem interferência nas cirurgias de emergência.

Período do mutirão: janeiro a abril de 2019

CIRURGIAS DE CATARATA’

Já o mutirão de cirurgias de catarata, que começou em abril de 2018, foi uma das ações de maior sucesso. A meta inicial era de 15 mil cirurgias, mas foram realizados 20.566 procedimentos, incluindo rede própria municipal, hospitais universitários e clínicas privadas contratualizadas.

Período do mutirão: abril a dezembro de 2018

CORUJÃO CARIOCA

Outra ação foi o Corujão Carioca, com cirurgias eletivas realizadas no terceiro turno e nos fins de semana. Realizado de março a novembro de 2018, totalizou 8.016 cirurgias de hérnia, oftalmológicas, vasectomia e postectomia, que eram alguns dos procedimentos com maiores demandas na plataforma do SISREG.

Período do mutirão: março a novembro de 2018

MUTIRÃO PARA AGILIZAR FILAS INTERNAS

O primeiro mutirão aconteceu logo no início da gestão, para agilizar as filas cirúrgicas internas dos hospitais. Entre o fim de janeiro e março de 2017, foram 488 procedimentos, sempre nos fins de semana.

Período do mutirão: janeiro a março de 2017

• 3 de dezembro de 2019