Vigário Geral recebe 15ª etapa do Cuidar da Cidade, com mais de 200 atendimentos ao 1746

Publicado em 10/06/2019 - 12:45 | Atualizado em 11/06/2019 - 15:15
Funcionários da Conservação tapam buraco e refazem o asfalto em Vigário Geral. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do RioFuncionários da Conservação tapam buraco e refazem o asfalto em Vigário Geral. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou, nesta segunda-feira, 10 de junho, a 15ª etapa do Cuidar da Cidade, programa de zeladoria iniciado em janeiro que já resolveu mais de 13 mil demandas enviadas à Central 1746, além das que são constatadas nos locais durante os mutirões. A vez agora é de Vigário Geral, na Zona Norte, com estimativa de pelo menos 263 atendimentos ao longo do dia. Entre os serviços previstos estão poda de árvore, tapa-buracos, desobstrução de galerias de águas pluviais, retirada de entulhos e melhorias na sinalização viária. Há também vacinação antirrábica para cães e gatos e campanha de conscientização sobre coleta seletiva de lixo.

– Tivemos reclamações de cerca de 85 árvores a serem podadas, algumas que precisam ser retiradas, por risco de cair sobre casas ou derrubar a rede elétrica. Temos 50 buracos que precisam se tapados, temos afundamento na rede pluvial. Tem escolas e praça que precisamos dar uma olhada. Estamos refazendo muro, tirando grama sintética, que está horrorosa em uma quadra, e colocando saibro, trocando as traves, telas, luminárias, ouvindo as pessoas. A Prefeitura está vencendo a crise, podendo aplicar recursos e priorizando as ligações feitas para o 1746. Quem tiver problemas nestas áreas, por favor, ligue para o 1746. As localidades com mais reivindicações estão sendo atendidas – disse Crivella.

Participam diretamente das soluções das demandas servidores da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), Comlurb, Rioluz, Fundação Parques e Jardins e CET-Rio, com apoio de outros órgãos, como a Guarda Municipal, e das secretarias de Saúde e Educação.

Limpeza de bueiros e drenagem são dois dos serviços prestados pelas equipes municipais no Cuidar da Cidade. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

Serviços previstos para esta segunda-feira:

• Revisão de programação de sinal de trânsito;
  • Controle de roedores;
  • Poda de árvores;
  • Capina de ruas;
  • Remoção de resíduos, entulhos e bens inservíveis;
  • Reparo de calçadas danificadas por raízes;
  • Retirada de árvores com risco de queda;
  • Plantio de árvores em logradouros públicos;
  • Troca de lâmpadas queimadas e reparos em postes;
  • Desobstrução de bueiros e galerias de águas pluviais;
  • Limpeza de valas;
  • Nivelamento e reposição de grelhas/tampões;
  • Manutenção de sinalização horizontal viária;
  • Tapa-buracos;
  • Reparos em gradis e guarda-corpos de viadutos e pontes.
Os bancos da Praça Elba, em Vigário Geral, foram pintados. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio
Rioluz em serviço na Praça Elba, em Vigário Geral. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

Mais informações sobre o programa de zeladoria

O Cuidar da Cidade estabelece um calendário de ações que mobiliza diversos órgãos municipais. Criado pelo prefeito Crivella e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o programa já passou pelos seguintes locais:

Zona Norte:

– Tijuca/Praça Afonso Pena;