Publicado em 30/08/2019 - 16:48 | Atualizado em 31/08/2019 - 15:23
  • Início/
  • /
  • Prefeitura lança COR.Rio, aplicativo que informa sobre ocorrências na cidade em tempo real
COR.Rio, aplicativo lançado para dar à população informações em tempo real sobre ocorrências na cidade. Foto: Edvaldo Reis / Prefeitura do RioCOR.Rio, aplicativo lançado para dar à população informações em tempo real sobre ocorrências na cidade. Foto: Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lançou nesta sexta-feira, 30 de agosto, o COR.Rio, aplicativo que fornece, em tempo real, informações sobre o que ocorre na cidade em diversas áreas, como previsão do tempo, transporte e trânsito. Uma das principais funções da ferramenta será a de alertar sobre a intensidade de chuvas e prevenir a população sobre os riscos. Uma sirene – ou alerta sonoro – será disparada via app quando o sistema de alarme da Defesa Civil for acionado, dependendo do local onde a pessoa se encontrar.

– O aplicativo vai popularizar ainda mais os serviços que o COR já presta aos moradores e turistas. É fundamental que esse lançamento ocorra agora, antes do verão, quando é maior a probabilidade de enfrentarmos problemas. Todas as informações, especialmente em momentos de crise, estarão disponibilizadas no aplicativo – afirmou Crivella, durante a solenidade de lançamento que ocorreu no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul.

O usuário também poderá contribuir com o sistema, reportando ocorrências que afetem a mobilidade urbana, como acidentes, queda de árvores e bolsões d’água, por exemplo. O app está disponível para o sistema Android e, a partir da próxima semana, será oferecido também no IOS. O lançamento é apenas uma das iniciativas adotadas pela Prefeitura para aperfeiçoar as medidas de prevenção e de alerta à população. Em breve, os estágios operacionais da cidade em caso de chuvas e outros acidentes vão mudar: os níveis de alerta passarão de três para cinco estágios. Até aqui, as fases eram Normalidade (1), Atenção (2) e Crise (3). A nova ordem será Normalidade (1), Observação (2), Atenção (3), Alerta (4) e Crise (5).

– Esse aplicativo vai trazer um reforço na cultura da prevenção. O Rio de Janeiro foi eleito uma das 50 cidades mais inteligentes do mundo, a única da América Latina. Ser uma cidade inteligente é prestar serviços que facilitem a vida do cidadão. Isso é que é fundamental. Hoje, 45% dos 980 serviços da Prefeitura já são digitais – disse Julio Urdangarim, vice-presidente da Iplan Rio.

Desenvolvido pelo Centro de Operações Rio (COR) em parceria com a Empresa Municipal de Informática (IplanRio), o aplicativo lançado nesta sexta-feira disponibilizará imagens do radar meteorológico da Prefeitura e a lista das estações meteorológicas e dos pluviômetros do Sistema Alerta Rio. Também disponibilizará dados sobre o trânsito na cidade, a situação de diferentes modais do sistema de transporte público e os impactos causados por grandes eventos.

– O cidadão vai poder receber alertas em casos de emergência na cidade e ter muita informação para tomar as melhores decisões para o seu dia a dia, com base nesses dados – destaca Alexandre Cardeman, chefe executivo do COR.

Cerca de 60 professores e diretores de escolas municipais estiveram presentes no evento. Eles atuarão como multiplicadores da ferramenta para os cerca de 650 mil alunos e os funcionários da rede municipal de ensino e darão continuidade em suas unidades às medidas de prevenção. Até o verão, será lançado o Protocolo de Mobilização Escolar que fornecerá diretrizes de atuação à direção e ao corpo docente das escolas diante de chuvas fortes.

– A ideia é que todas as escolas da rede municipal usem o aplicativo para que as crianças cresçam com essa cultura da prevenção – disse Alexandre Cardeman.

Aplicativo é alternativa ao Twitter Alert

O app COR.Rio substituirá o serviço Twitter Alert (envio de notificação para usuários cadastrados pelo COR), que vai deixar de ser oferecido a partir deste sábado, 31 de agosto. A suspensão foi uma decisão do próprio Twitter, que mantinha a parceria com o COR desde 2013. Como a mensagem não será mais enviada via Twitter, o Centro de Operações recomenda que os cidadãos baixem o aplicativo COR.RIO e ativem as notificações para recebimento dos alertas.

Por enquanto, o app em lançamento estará disponível apenas para o sistema Android. Em breve será oferecido também no IOS.

• 30 de agosto de 2019