Pavuna recebe ações do Cuidar da Cidade, com melhoria no trânsito e na limpeza

Publicado em 19/06/2019 - 12:33 | Atualizado em 19/06/2019 - 16:29
Cuidar da Cidade na Pavuna: desobstrução de bueiros. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do RioCuidar da Cidade na Pavuna: desobstrução de bueiros. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, acompanhou, nesta quarta-feira, 19 de junho, as ações do Cuidar da Cidade na Pavuna, na Zona Norte. É a 16ª etapa do programa de zeladoria, iniciado em janeiro e que já resolveu mais de 15 mil demandas enviadas à Central 1746 ou constatadas pelos técnicos da Prefeitura em diversos bairros. A estimativa desta vez é solucionar mais de 80 chamados nos arredores da Praça Centenário da Pavuna e da Rua Sargento de Milícias.

– Estamos aqui para atender ao pessoal que ligou para o 1746. Estamos fazendo troca de lâmpadas, conservação de praças e tapando buracos. Vamos promover uma mudança no trânsito no centro da Pavuna. Os ônibus intermunicipais passarão a seguir pela rua atrás do shopping, o que vai aliviar muito o tráfego – explicou Crivella.

O prefeito levou outra boa notícia aos moradores:

– A Comlurb vai instalar uma grande compactadora de lixo perto da estação do metrô, e vamos manter garis para evitar que a Pavuna fique com lixo na rua. Ali perto do metrô há diversas pessoas vendendo frutas, e fica muita sobra de caixotes e embalagens, além de cascas de frutas no chão – anunciou.

Funcionário da conservação cuida do calçamento no entorno da Praça Centenário da Pavuna. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

Além dos serviços de poda de árvore, tapa-buracos, desobstrução de galerias de águas pluviais, retirada de entulhos e melhorias na sinalização viária, há vacinação antirrábica para cães e gatos e campanha de coleta seletiva de resíduos.

– A Pavuna estava precisando mesmo. As árvores estavam tampando toda a iluminação, e o esgoto vazava. Ainda bem que a Prefeitura está aqui – comentou a comerciante Aline Vasconcelos, que trabalha no bairro.

Vacinação de animais domésticos contra a raiva foi um dos serviços oferecidos pelo Cuidar da Cidade na Pavuna. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

Atuam no Cuidar da Cidade servidores da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva), Comlurb, Rioluz, Fundação Parques e Jardins e CET-Rio, com apoio de outros órgãos, como a Guarda Municipal e das secretarias de Saúde e Educação.

Serviços agendados para esta quarta-feira:

• Solicitação de plantio de árvore em logradouro público;
  • Solicitação de reforma de jardins de praças ou de canteiros centrais;
  • Reparo de lâmpada apagada;
  • Reparo de poste apagado;
  • Desobstrução de bueiros;
  • Reparo de buraco na rua;
  • Manutenção de sinalização horizontal viária;
  • Reparo ou instalação de rampa de acesso em vias públicas;
  • Desobstrução de bueiros;
  • Poda de árvore em logradouro;
  • Manutenção de mobiliário, brinquedos e equipamentos esportivos em praças públicas;
  • Remoção de entulho;
  • Controle de roedores.
Poda de árvores no Cuidar da Cidade na Pavuna. Foto: Hudson Pontes / Prefeitura do Rio

Mais informações sobre o programa de zeladoria:

O Cuidar da Cidade estabelece um calendário de ações que mobiliza diversos órgãos municipais. Criado pelo prefeito Marcelo Crivella e desenvolvido pela Secretaria Municipal da Casa Civil, em conjunto com o Centro de Operações Rio (COR) e a Central 1746, o programa já passou pelos seguintes locais:

Zona Norte:

Tijuca/Praça Afonso Pena;