Trânsito é liberado no Túnel Acústico, e cidade volta a estágio de normalidade

Publicado em 20/05/2019 - 08:36 | Atualizado em 20/05/2019 - 08:37
Trânsito no Túnel Acústico Rafael Mascarenhas foi liberado na madrugada desta segunda-feira, 20 de maio. Foto: Maurício Val/Prefeitura do RioTrânsito no Túnel Acústico Rafael Mascarenhas foi liberado na madrugada desta segunda-feira, 20 de maio. Foto: Maurício Val/Prefeitura do Rio

Após 64 horas de trabalho ininterrupto das equipes de várias secretarias e órgãos municipais, a Prefeitura do Rio liberou totalmente o Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, às 4h45 desta segunda-feira, 20 de maio. As pistas nos sentidos Lagoa e Barra já estão abertas, garantindo a mobilidade da população nesta manhã. Com a conclusão do serviço, a cidade retornou ao Estágio de Normalidade. O prefeito Marcelo Crivella, primeira autoridade a chegar ao local na sexta-feira, logo após a interdição total da via, e que passou boa parte do sábado na via, voltou a acompanhar as ações no túnel no domingo.

– Desde sexta-feira, por volta do meio-dia, trabalhamos sem parar. Uma obra em tempo recorde para que nesta segunda-feira, e nos dois sentidos, o túnel esteja aberto para os carros trafegarem normalmente. Segunda-feira é dia de muito trânsito e vamos poder atender a população sem caos. Uma luta contra o tempo e uma dificuldade. É muito importante dizer que essa encosta caiu em um local onde havia muito lixo no solo. Lixo é morte. É importante que quem mora perto de terrenos como esse, encosta, no Rio tem muito, não jogue lixo. Em época de chuva, o solo se desagrega e, aqui nesse caso, quase causou uma grande tragédia. Aquele terreno passou a ser um lixão, depósito de entulho de obra.Tinha sofá, resto de guarita, pneu, garrafa PET. Vamos continuar trabalhando nas encostas, fazendo obras nos pontos onde pode haver deslizamento – disse o prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

Por volta das 12h30 de sexta-feira, parte da estrutura do teto do túnel desabou, após ser atingida por um deslizamento de terra. Na mesma hora, as equipes da Prefeitura iniciaram os trabalhos para desobstruir as pistas. Foram removidas mais de 150 toneladas de resíduos como árvores, galhos e barro, que deslizaram da encosta.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informa que a cidade retornou ao Estágio de Normalidade às 4h50 desta segunda-feira (20/5). A pista em direção à Barra já estava liberada desde o início da madrugada de domingo. Neste momento, os túneis Zuzu Angel e Acústico operam normalmente, nos dois sentidos. A Avenida Niemeyer segue em sistema de pare-e-siga no trecho da obra, na altura do nº 550.

As demais vias de ligação da Barra/Jacarepaguá com outros pontos da cidade (Linha Amarela, Grajaú-Jacarepaguá e Alto da Boa Vista) também funcionam normalmente.

Trânsito

Equipes da CET-Rio trabalham para minimizar os impactos causados pelo fechamento do Túnel Rafael Mascarenhas. Entre as medidas adotadas está a abertura da ligação do Túnel Zuzu Angel com a Rua Marquês de São Vicente através da Rua Graça Couto, restabelecendo a ligação entre São Conrado e Gávea.

Inicialmente esse acesso permanecerá aberto, e técnicos da CET-Rio vão monitorar o comportamento do tráfego com a nova rota, avaliando sua contribuição para o tráfego da região. Para garantir seu funcionamento adequado, será mantida operação de trânsito em todo o trecho e foi instalada sinalização para orientar motoristas e pedestres

Previsão do tempo

De acordo com o Alerta Rio, a segunda-feira será com sol entre nuvens, sem previsão de chuva e temperaturas em elevação, com máxima de 31 graus.

• 20 de maio de 2019