Força-tarefa da Seop fiscaliza comércio e trânsito na Tijuca e em Vila Isabel

Publicado em 06/02/2020 - 11:26 | Atualizado
Força-tarefa da Seop fiscalizou o comércio e o trânsito da Tijuca - Divulgação/Seop

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) fez esta semana, durante dois dias, ação especial de ordenamento na região da Tijuca e de Vila Isabel, na Zona Norte. Agentes de diversos órgãos municipais, com o apoio da Polícia Militar, fiscalizaram o comércio e o trânsito, além de promover a limpeza urbana e o acolhimento da população em situação de rua, em especial na Praça Saens Peña e entorno.

Na Tijuca, nesta quarta-feira (05/02), houve apreensão de placa de propaganda, carrinho de mercado, churrasqueira, isopor, tenda e 25 bebidas de ambulantes irregulares, além de nove objetos cortantes e perfurantes, como facas, chaves de fenda e canivete, que estavam em meio a mercadorias.  Ao todo, seis estabelecimentos foram fiscalizados pela Secretaria Municipal de Fazenda. Dois deles foram autuados por ocupação irregular do espaço público e quatro notificados quanto ao uso de mesas e cadeiras.

Na fiscalização do trânsito, oito veículos foram multados por estacionamento irregular, sete deles removidos. Já a Assistência Social realizou 15 abordagens a pessoas em situação de rua, enquanto a Comlurb recolheu cerca de 380 quilos de resíduos, incluindo sofá e cadeiras de escritório. Uma ligação clandestina de energia elétrica foi desativada pela Rioluz.

Na operação, a Comlurb recolheu cerca de 380 quilos de resíduos, incluindo sofá e cadeiras de escritório – Divulgação/Seop

Na terça-feira (04/02), os trabalhos aconteceram na área do Boulevard 28 de Setembro e da Praça Barão de Drumond, em Vila Isabel. Diversos estabelecimentos comerciais foram fiscalizados quanto ao licenciamento e condições sanitárias. Cinco deles foram notificados por exposição de mercadorias, e dois autuados por irregularidades como colocação de mesas e cadeiras, sem autorização, em área pública.

Na ocasião, a Vigilância Sanitária aplicou cinco autos de infração e duas intimações, além de realizar uma interdição total e manter outra parcial. No comércio ambulante, 25 vendedores irregulares foram orientados, cinco trailers notificados, três ambulantes legais autuados, e dois carrinhos de mercado e um botijão de gás apreendidos. Além disso, um veículo foi removido por estacionamento irregular e outros três foram infracionados; e 100 quilos de resíduos sólidos foram recolhidos.

Órgãos – Com integração da Subsecretaria de Operações da Seop, a força-tarefa desta quarta conta com agentes de diversos órgãos municipais: Guarda Municipal e Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer), da Seop; coordenadorias de Controle Urbano (CCU) e de Licenciamento e Fiscalização (CLF), ligadas à Secretaria Municipal de Fazenda; secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e de Infraestrutura, Habilitação e Conservação (SMIHC); Comlurb; e Rioluz; além da Polícia Militar, no apoio.