Publicado em 17/01/2020 - 15:40 | Atualizado em 17/01/2020 - 15:41
  • Início/
  • /
  • Seop intensifica a fiscalização do transporte complementar e aplica 781 autuações

Os números são das ações especiais de ordenamento, Operação Verão e fiscalização em diversos bairros

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), por meio da Coordenadoria Especial de Transporte Complementar (CETC),  realiza operações especiais de fiscalização do transporte complementar durante as ações de ordenamento integradas pela Seop. Nesta semana,  foram aplicadas 781 autuações, que resultaram em  40 remoções – 11 piratas -, e um lacre. Os números também refletem irregularidades flagradas em diversos bairros e na Operação Verão no período entre segunda(13) e quinta-feira(16).

Segundo o secretário Gutemberg Fonseca, as ações da coordenadoria têm o objetivo de trazer mais segurança na mobilidade dos passageiros, fiscalizar os serviços e reprimir o transporte ilegal realizado por vans piratas.  “O transporte complementar é essencial à rotina dos cariocas. Afinal, em muitos locais, este é o único tipo de modal como transporte. Por isso, a fiscalização se faz presente para evitar a concorrência desleal para aqueles que andam dentro da legalidade e evitar que se exponha a riscos a vida dos passageiros”, explica.

Ações de ordenamento – A coordenadoria atuou durante o ordenamento realizado pela Seop em Rio das Pedras, Muzema, Campo Grande, Santa Cruz e Bangu. As operações são planejadas pela equipe com base em informações do setor de inteligência e encaminhadas pela Central 1746. As equipes contam com o apoio de agentes da Guarda Municipal e  policiais militares por meio do convênio do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis) com a Prefeitura.

Irregularidades flagradas – Diversas autuações foram aplicadas pelos agentes, que também orientam os permissionários quanto à conduta na prestação do serviço de acordo com o código disciplinar que rege a categoria e Código de Trânsito Brasileiro(CTB). Dentre os flagras estão pneus sem frisos, veículo em mau estado de conservação, estacionar em local proibido, lotação excedente, motorista manuseando o celular ao volante, van em ponto de embarque e desembarque de passageiros de transporte coletivo, documento fora de validade, falta de vistoria, entre outros.

Denúncia anônima

A CETC destaca a importância da população no registro de denúncias, que são anônimas, e podem ser realizadas por meio da central de atendimento da Prefeitura, 1746, em posse da placa, data, horário e local  com o objetivo de auxiliar no planejamento das ações.

• 17 de janeiro de 2020